Violência doméstica no Uíge

Valter Gomes | Uíge
21 de Janeiro, 2015

O grupo de teatro “Omala Veto Veya”, da província do Bié, exibiu no Quilambakiaxi, arredores da cidade do Uíge, o espectáculo ''Violência doméstica''.

Promovido pela direcção da Cultura no Uíge, o espectáculo teve como principal objectivo sensibilizar as famílias sobre as consequências da violência doméstica.
Dino Kibato, responsável do grupo de teatro “Omala Veto Veya”, disse que o grupo se deslocou ao Uíge a convite da direcção Provincial da Cultura, numa iniciativa que tem a parceria do colectivo D´artes Nzoji Yeto, do Uíge.
O grupo tem vindo a desenvolver teatro comunitário e a encenar peças que transmitem ao público mensagens que visam garantir o diálogo, harmonia e o bem estar das comunidades.
“Queremos com este gesto contribuir para a educação das famílias, juventude e outros cidadãos sobretudos no combate aos vários males que ocorrem no seio da população sobretudo a juventude”, disse. O director da Cultura no Uíge, José Caricoco Cussiquina, disse que a sua direcção promoveu a iniciativa com o grupo de teatro do Bié sobre a violência doméstica, para contribuir para os esforços da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher visando o combate a violência nos lares.
O combate à violência doméstica no seio das comunidades é uma actividade que deve abarcar todas as instituições, por isso, “juntamos os nossos actores culturais para que com esta mensagem aqui transmitida a população possa reflectir sobre o comportamento de muitos cidadãos em relação à mulher”, disse.
José Caricoco Cussiquina garantiu que actividades como esta vão prosseguir em parceria com a Direcção da Família e Promoção da Mulher, para diminuir o índice de comportamentos negativos que ainda persiste em muitos cidadãos que não dão o devido respeito e valor à mulher angolana.
 “Queremos que as famílias acatem os conselhos das autoridades, visto que a violência doméstica tem uma lei o que leva muitos cidadãos arguidos a cumprir penas pesadas pelos seus actos”, referiu.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA