Teatro angolano em festival no Brasil

Mário Cohen
6 de Março, 2016

Fotografia: Paulo Mulaza

O grupo de teatro Odeth Tavares exibe a partir de amanhã e até ao dia 13, às 20h00, na Paróquia da Nossa Senhora das Graças, no Rangel, uma série de espectáculos, disse ontem ao Jornal de Angola o director e encenador do grupo.

Francisco Júnior referiu que os espectáculos servem de preparação do grupo para o Festival Internacional de Teatro de Minas Gerais,  a realizar de 20 a 24 de Abril.
 O grupo Odeth Tavares  representa  o país no festival com a peça “João Biling”, informou Francisco Júnior.
O enredo  da peça, uma comédia com duração de 50 minutos, gravita em torno de mentiras, promessas e audácias de um pai que estimula os filhos a praticarem actos indecorosos. A família de João Biling deixa-se influenciar pelas suas fantasias.
 “No Festival Internacional de Teatro de Minas Gerais participam grupos de teatro com grande experiência internacional, por isso   devemo-nos  preparar bem”, disse Francisco Júnior.
O grupo  exibe nos dias 8, 12 e 13, na Paróquia do São Paulo, os espectáculos de teatro “Os Casais”, “A Loucura dos Alunos” e “João Biling”. “Os Casais” é uma peça que retrata uma série de situações que têm assolado vários casamentos na sociedade angolana, como a falta de confiança entre os cônjuges e a infidelidade.
 “Loucuras dos Alunos” narra factos reais que nos últimos anos têm acontecido em vários estabelecimentos de ensino da capital, com destaque para  o consumo de álcool, tabaco e droga, assim como o fenómeno “mata aulas”. O grupo Odeth Tavares surgiu há um ano, da cisão do colectivo São Paulo Artes, fundado a 23 de Dezembro 2006. Do repertório do grupo constam os espectáculos “Brincar com a vida”, vencedor do Festival de Teatro do Sambizanga, realizado em 2012.

Festivais em Minas Gerais

A cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, a Sul do Brasil, acolhe anualmente vários festivais de artes cénicas, tais como o Festival Estudantil de Teatro (FETO), que tem o apoio da Funarte, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos e Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA).  Além das artes cénicas, a cidade acolhe outras actividades artísticas no domínio das artes visuais, como festivais de cinema e exposições de artes plásticas de cariz internacional, com artistas de vários países do mundo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA