Televisão e literatura em análise

Manuel Albano
15 de Outubro, 2015

O percurso da literatura angolana e dos seus criadores vai ser analisada amanhã, às 10h00, durante uma palestra  no Instituto Superior de Tecnologia de Informação e Comunicação (ISUTIC), em Luanda.

O coordenador do Núcleo de Jovens Estudantes Ligados à Literatura e Arte (NJELLA), Adwani Kilundo, promotor da iniciativa, disse ontem ao Jornal de Angola que a palestra  “A televisão e a literatura” é proferida pelo jornalista Ulisses de Jesus e homenageia os escritores que prestaram um grande contributo à literatura no país.
A iniciativa enquadra-se nas comemorações dos 40 anos da Independência Nacional e procura aproximar os estudantes e jovens das figuras que mais se destacaram na promoção das artes no país.
O programa da iniciativa inclui o lançamento, em Novembro, de um livro sobre as personalidades angolanas que mais se notabilizaram na História de Angola ao longo dos 40 anos de Independência Nacional.
Musicar poemas dos escritores consagrados e registar em disco, assim como realizar debates literários, espectáculos de música, dança, teatro e poesia, fazem parte dos objectivos do núcleo para este ano, adiantou Adwani Kilundo.
A iniciativa  cultural começou em Agosto último, na Mediateca de Luanda, com o lançamento do livro Nave Poética. A organização pretende também incentivar os estudantes a ganharem interesse pelo estudo das figuras históricas, bem como pelo património cultural. 
No mês passado, foi realizado um recital de poesia e trova em homenagem ao escritor, jornalista e político Jofre Rocha (Roberto de Almeida), na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.
O programa tem ainda agendado para o período de 30 do corrente mês a 30 de Dezembro, uma campanha de recolha de donativos para apoiarem centros sociais da capital do país.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA