''Terra Prometida'' gravada no Namibe


17 de Junho, 2016

Fotografia: Kindala Manuel

“Terra Prometida”, a sequência da adaptação à televisão de “Os Dez Mandamentos”, está a ser gravada em Angola, no deserto do Namibe e nas margens do rio Kwanza, pela produtora Record.

As filmagens, que incluem a gravação de 30 cenas nestes dois locais, considerados pela produção como apropriados por estarem enquadrados no teor da telenovela, baseada no trajecto de Moisés e dos Hebreus do deserto até à “Terra Prometida”.
O director da produtora Record África, Fernando Teixeira, disse que a escolha dos locais veio do facto de serem duas das mais emblemáticas maravilhas de Angola e também um dos mais antigos desertos do mundo, parecidos com os descritos nas escrituras sagradas, que é base histórica do filme.
Fernando Teixeira destacou, em conferência de imprensa, que antes de seleccionar o local foi feita uma pesquisa apurada. As gravações, explicou, começaram no dia 8 e terminaram a 15. O encontro teve ainda a participação do co-realizador da telenovela Hamsa Wood e do actor Kadu Moliterno. “Queríamos que os cenários fossem o mais real possível. Por isso  a escolha dos dois locais. A ideia era também conseguir mais proximidade com o público angolano, assim como mostrar que em Angola existem potencialidades inexploradas que podem e devem ser aproveitadas, para divulgar as suas maravilhas naturais. Além disso é um país indiscutivelmente ligado à cultura brasileira” disse, acrescentando que em Outubro a Record apresenta a telenovela “ Terra Prometida” em África.
Quanto à produção nacional, Fernando Teixeira disse que em Angola já se produz boas telenovelas, com qualidade para o mercado internacional.  “A diferença é que ainda existem carências de escolas de teledramaturgia e pouca formação em direcção, ou fotografia”, disse. O filme “Rainha Ginga” e a telenovela “Windeck”, da Semba Comunicação, são dois exemplos desta qualidade para o director da Record, que quer criar maior intercâmbio com os actores angolanos, através de um acordo de formação.
O co-realizador da novela Hamsa Wood considera a iniciativa de incluir Angola na telenovela foi  devido aos espantosos cenários. “É maravilhoso a vasta beleza natural de Angola”, destacou.
O actor Kadu Moliterno, que falou um pouco da sua experiência de anos na televisão, desde a Globo, manifestou o desejo de contracenar com actores angolanos nesta fase de reconstrução do país. Em “Terra Prometida”, a produção retoma a história, mas a partir da visão de Josué, o “filho” de Moisés. Escrita por Renato Modesto, realizada por Alexandre Avancini e produzida pela Rede Record, a telenovela tem no elenco Sidney Sampaio (Josué), Thais Melchior, Kadu Moliterno, Gabriel Gracindo, Rafael Sardão, Leonardo Franco, Marcos Reis, Felipe Oliveira e Daniel Lemos.
Os dados oficiais da produtora destacam que o filme “Os Dez Mandamentos”, exibido em Luanda, Huíla e Benguela, teve enorme sucesso, com mais de 190.513 espectadores.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA