Tony Nguxi dá concertos na terra natal

Manuel Albano |
9 de Agosto, 2014

Fotografia: Cedida pelo músico

O músico Tony Nguxi realiza hoje, a partir das 18h30, no Hotel Kawissa, na cidade de Saurimo, um espectáculo com a participação especial da cantora Gersy Pegado, para comemorar as mais de três décadas de carreira artística.

Amanhã, à mesma hora, o artista realiza um espectáculo no Largo 1º de Maio, também em Saurimo, com a participação especial de Walter Ananás, Tony Amado e  Gersy Pegado.
Nos dois espectáculos, os artistas vão ser acompanhados pela banda Zambeze, que no próximo ano vai colocar no mercado o seu primeiro disco. “É uma banda formada por mim, como forma de deixar o meu legado, uma vez, que pretendo dedicar-me mais à vertente empresarial”, realçou Tony Nguxi.
O espectáculos estão enquadrados numa digressão que o artista vai realizar pelas províncias de Luanda, Moxico, Bié, Huambo, Benguela, Namibe, Huila e Cuando Cubango. “Vou oferecer o melhor do meu repertório e apresentar-me ao meu melhor nível”, disse. Ragae, kizomba, jazz, massamba e kilapanga são os estilos que predominam no repertório de Tony Nguxi, na qual se destacam os temas “Kazeze”, “Tchole”, “Mwenche” e “Chalipo”.
António José Augusto, de nome artístico Tony Nguxi, nasceu no dia 16 de Agosto de 1967 no Luena e cresceu no bairro Kapango, na periferia daquela cidade. Durante a infância, Tony Nguxi tinha como passatempo jogar futebol, declamar poemas e cantar. Iniciou a carreira artística em finais da década de 80, tendo gravado o primeiro disco “Taizeno”, nos estúdios da Rádio Nacional de Angola, em Luanda, em 1992.  Ligado ao mundo da música há mais de 30 anos, o músico tem no mercado os discos “Akwa África” (1998), “Kazeze” (2000), “Mahamba” (2005) e “Space of Love”, em 2012.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA