Cultura

Tradição bantu levada à dança

Roque Silva

Elevar a dança de raiz tradicional, dentro dos actuais conceitos de contemporaneidade, são, entre muitos, os desafios propostos pela Companhia de Dança Bantu para os próximos anos, defendeu ontem, em Luanda, o director artístico do grupo.

Companhia de dança preserva as raízes culturais
Fotografia: Domingos Cadência | Ediçoes Novembro

O objectivo, esclarece Lourenço Gonçalves, é recuperar a tradição de diversas regiões do país. Para tal, acrescenta, o grupo tem estado a realizar pesquisas e a criar condições para um dia mostrar ao público a diversidade cultural e o essencial das raízes ancestrais angolanas num espectáculo de dança. “Apesar de ser um trabalho árduo, este é um sonho que esperamos concretizar nos próximos anos”, afirmou.
O grupo tem participado em diversos espectáculos de divulgação do seu trabalho. Os próximos espectáculos estão a ser preparados, embora o trabalho de pesquisa requeira mais  investigação. “Fazer um estilo de dança assente nas raízes e na tradição bantu requer análises elaboradas e um afinco para descobrir mais sobre a riqueza de um povo histórico”, explicou.

Tempo

Multimédia