Tradição e modernismo patente em mostra


15 de Maio, 2015

Fotografia: Santos Pedro |

A fusão entre a tradição e a arte contemporânea é o tema da nova proposta artística de Kabú, “Cultura Vista por Dentro”,  até o dia 29, na Fundação Arte e Cultura, em Luanda, numa mostra composta por 15 quadros.

O artista disse que procurou inspiração nas várias tendências e contradições existentes entre a tradição e o moderno, através da exploração de novas formas e expressões artísticas. Para tal contou com a sensibilidade e os símbolos tradicionais, como estatuetas e máscaras.
O contraste e as cores vivas dos quadros, criam, para Kabú, uma justaposição que invoca a divisão entre tons quentes e frios. O objectivo, explicou, não se limita a mostrar as diferenças entre o tradicional e o moderno, mas também a procurar formas de conciliar os dois.
Kabú procurou, através das técnicas óleo sobre tela e acrílico, mostrar os factores da harmonia existente na tradição e no modernismo. “Utilizei o abstraccionismo figurativo, assim como um realismo estilizado, no qual o homem surge como o centro dos quadros”, explicou.
O artista deu os primeiros passos no mundo das artes como autodidacta, participando em várias exposições colectivos e algumas individuais, em 2005.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA