Tradições bantu no Brasil com presença angolana


21 de Outubro, 2015

Fotografia: Paulo Damião |

O Encontro Internacional das Tradições Bantu no Brasil “ECOBANTU” realiza-se na sexta-feira em São Paulo, com a presença da antropóloga, educadora social e antiga ministra da Cultura Ana Maria de Oliveira  e o cônsul-geral de Angola em São Paulo, Joaquim Augusto Belo Barroso Mangueira.

Na ocasião a antropóloga angolana vai ser homenageada com o título de Grande Benemérita da Cultura Tradicional Afro Bantu Brasileira, além de intervir como convidados na “Fala Magistral”.
Arlindo Isabel  vai falar sobre “A literatura angolana contemporânea e seu legado na construção do Brasil e América Latina” e Jonuel Gonçalves apresenta o tema “Va Ilha de Martinaz, romance histórico que versa o tema da escravatura” .
O programa do encontro prevê a inauguração da exposição fotográfica “África em Nós”, o lançamento do Dicionário Português-Kikongo, de Narciso Francisco Cobe, e mostras e lançamento de obras literárias de autores do Brasil, Angola, Moçambique e Cuba.
Organizado pelo Instituto Latino Americano de Tradições Afro Bantu  “ILABANTU”, o encontro tem como tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento” e visa a revalorização das contribuições culturais dos africanos e os seus descendentes na construção e formação do Brasil e da América Latina.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA