Trova de Kafala volta em disco

Roque Silva
23 de Março, 2016

Fotografia: Eduardo Pedro

José Kafala vai colocar no mercado discográfico, ainda este ano, dois álbuns cujos temas são poemas de escritores angolanos, à semelhança dos discos com poemas de Agostinho Neto musicados pelo Duo Irmãos Kafala, no qual se destaca “Renúncia Impossível”.

O primeiro CD é composto por trovas com alguns poemas de maior referência de António Agostinho Neto, um projecto que começou a ser gravado na primeira quinzena do ano passado, disse José Kafala, ontem, ao Jornal de Angola.
O músico, ainda em convalescença, prometeu a apresentar o disco nos próximos três meses caso o seu estado de saúde regista melhorias. José Kafala informou que pretende apresentar um segundo CD com canções produzidas com poemas de vários escritores nacionais consagrados e novos talentos, uma antologia musicada que chegar ao mercado no final do ano, após a autorização dos autores dos poemas.
Os poemas escolhidos, referiu o trovador, evocam a dor, o sofrimento, conflitos étnicos e amorosos, e a esperança de um mundo melhor.
José Kafala tornou-se num dos mais representativos trovadores do período pós-independência, ainda na companhia do irmão Moisés, com quem formou a dupla Irmãos Kafala, que se veio a desfazer em 2004, altura em que abraçou carreira a solo.
Conquistou, em 1984, a título individual, o I Festival dos Artistas Amadores das Forças Armadas. A dupla, que venceu o Top dos Mais Queridos, em 1985, com o tema “Ó Kudizola Kueto”, representou Angola no Festival de Música da Comunidade de Países de Língua Portuguesa , em 2002.
José Kafala foi agraciado com o Diploma de Mérito, pelo Ministério da Cultura, em 2008, no âmbito do Dia da Cultura Nacional. Gravou o CD a solo “Bálsamo”, 2004, que sucedeu aos discos “Ngola”, 1988,  e “Salipo” (1995), gravados na companhia do irmão Moisés.
José Kafala tem uma carreira internacional brilhante, fruto da participação regular em concertos e festivais realizados em vários países.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA