UNAC instala núcleos nos municípios


28 de Março, 2016

A União dos Artistas e Compositores (UNAC) pretende  instalar núcleos municipais de teatro em toda a extensão da província da Huila, com o intuito de dar mais dignidade aos grupos na sua forma de representar.

O facto foi anunciado ontem, no Lubango, pelo coordenador provincial da UNAC, nesta província, Serafim Afonso, por ocasião do dia mundial do teatro (27 de Março), tendo sublinhando que acção visa igualmente incentivar as artes cénicas, visando ao desenvolvimento da cultura.
Serafim Afonso disse que, neste momento, a direcção local está a criar condições necessárias para o efeito, cujo desafio inicia dentro de dias na perspectiva de que nos próximos tempos se tenha uma estatística considerável de grupos de teatro que contribuem na transmissão de mensagens pedagógico-educativas através das artes cénicas.
Serafim Afonso disse que a UNAC controla mais de 20 grupos de teatro, número que considerou irrisório, e revelou o  desaparecimento de alguns grupos por falta de apoios e de salas de exibição. “Para nós, o dia mundial do teatro serve de reflexão sobre o movimento e o andamento das artes cénicas, devido a uma grande baixa nos últimos anos,  o que levará a UNAC a fazer um diagnóstico mais consentâneo para a sua recuperação”, concluiu Serafim Afonso.
O dia mundial do teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA