Cultura

União dos Escritores prepara colectânea

Uma colectânea de textos com as experiências familiares dos escritores angolanos, neste período de confinamento causado pela Covid-19, é publicada dentro de um mês pela União dos Escritores Angolanos (UEA).

Escritores mostram criatividade em tempo de confinamento
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

O secretário-geral da UEA, David Capelenguela, disse, hoje, ao Jornal de Angola, que o livro de contos e poesias é uma forma de mostrar o pensamento dos escritores angolanos sobre as mudanças sociais causadas pela Covid-19.

Dos 128 membros da UEA, explicou, apenas, foram seleccionados 80, para participar da colectânea, que é publicada, inicialmente, em formato digital e depois no físico. “O momento nos obriga a criatividade e a encarar o quotidiano de forma diferente”, destacou.

A ideia, reforçou, é, também, apresentar subsídios importantes para ajudar a sociedade a melhorar e a aumentar as medidas de prevenção contra a pandemia. Entre os escolhidos para esta primeira fase, revelou, constam nomes como Maria Celestina Fernandes, Cremilda Lima, Kanguimbo Ananaz, Ngonguita Diogo, Yola Castro, João Melo, Jacques dos Santos, Pombal Maria, Rosa Santos, António Campos, Abreu Paxe, Henriques Guerra e o próprio David Capelenguela.

Reabertura sem data

A UEA ainda não tem uma data prevista para a reabertura, devendo a mesma ser feita em função da evolução da Covid-19 no país, disse David Capelenguela, acrescentando que a direcção da instituição está a trabalhar para, gradualmente, criar condições para a reabertura. “É prematuro falarmos sobre uma data”.

No momento, afirmou, a UEA quer apostar mais no “mundo digital”, por ser uma das saídas para a paragem forçada criada pela pandemia. “A saída actualmente tem sido as transmissões em directo (lives) nas várias plataformas digitais. Estamos a criar condições para transmitir, no Youtube e no site da instituição, debates sobre a literatura angolana e universal”, disse o secretário-geral da UEA.

Um dos principais programas da UEA, contou, têm sido as homenagens realizadas em vésperas das datas de aniversário dos membros, como forma de prestigiar o contributo destes ao longo dos anos.

Tempo

Multimédia