União edita antologia com contos nacionais

Mário Cohen
11 de Outubro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

A União dos Escritores Angolanos (UEA) tenciona editar antologias com contos de vários autores nacionais para facilitar o estudo de investigadores, afirmou o escritor António Quino.

O anúncio foi feito na quinta-feira à noite, no Centro Cultural Português, em Luanda, durante o lançamento da antologia da UEA “Balada dos Homens que Sonham”, que tem por objectivo internacionalizar a literatura angolana. A antologia tem 189 páginas e teve uma tiragem de dois mil exemplares.
A obra, que já se encontra nas livrarias, reúne contos dos autores nacionais António Fonseca, José Luís Mendonça, Eduardo Bettencout Pinto, Frederico Ningi, João Tala, Zetho Cunha Gonçalves, José Eduardo Agualusa, Carmo Neto, Roderick Nehone, Albino Carlos, Ondjaki, Gociante Patissa e E. Bonavena.
António Quino, coordenador da antologia, disse que ela reúne textos de autores que se revelaram ou publicaram entre 1980 e 2010, e que na base da selecção dos autores e dos contos estiveram considerações relacionadas com a forma de abordagem, o contexto e realidade, assim como com a consciência colectiva e as escolhas estéticas e temáticas de Angola e dos angolanos.
“A grande intenção da UEA não é só divulgar a literatura angolana nas nossas fronteiras, mas também além-fronteiras. Por isso é que a UEA tem feito esforços no sentido de tornar a antologia mais acessível aos leitores de diferentes línguas”, disse António Quino.
“Balada dos Homens que Sonham-Breve Antologia do Conto Angolano 1980-2010” já está traduzida em espanhol, italiano e hebraico. A primeira edição foi publicada em 2010.  
A antologia é uma edição da UEA, em coordenação com o Ministério da Cultura, através da comissão organizadora do II Festival Nacional de Cultura, FENACULT 2014. A primeira antologia do projecto de internacionalização da literatura angolana intitula-se “Conversa de Homens no Conto Angolano”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA