"União Electrónica" em Luanda


22 de Novembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

A plataforma anual de intercâmbio cultural em torno da música de dança electrónica,  que vai envolver conceituados DJ e produtores  angolanos e europeus, o Festival União Electrónica’2014, realiza-se de 26 a 29 deste mês em Luanda.

À semelhança das edições passadas, União Electrónica’2014,  engloba um vasto leque de actividades, desde seminários à troca de experiências e conta com a participação de Dana Ruh (Alemanha), Nuria Ghia (Espanha) Hanna Hais (França), Estroe (Holanda), Vanessa Laino Dj (Itália) e os DJ angolanos Paulo Alves, Ricardo Alves, Silyvi, Litó Albuquerque, Djedd Afrozila e Demon.
Uma das novidades desta edição, a quinta, é a valorização da presença feminina no universo “Electronic Dance Music”. Na edição passada, dos cinco países europeus participantes, não houve nenhuma participante feminina. Este facto chamou a atenção dos organizadores que decidiram, sem querer criar segregação, valorizar a presença feminina dentro do universo da música de dança electrónica.
Este é também o motivo porque os representantes da Alemanha, Espanha, França, Holanda e Itália no Festival União Electrónica são “Female DJ”, que animam no dia 28, das 22h30 às 05h30, a “Celebração”, no Miami Beach, na Ilha de Luanda. Esta actividade é animada por Lady Sam (Angola), Estroe (Holanda), Dana Ruh (Alemanha) e Nuria Ghia (Espanha) e Hanna Hais (França).
A festa de Rua tem lugar no dia 29, das 16h00 às 23h00, no Calçadão da Ilha de Luanda, com entradas livres. Para este evento, a organização chamaa atenção do público sobre o uso consciente dos lugares como acto de boa cidadania.
O festival “União Electrónica” envolve o apoio das embaixadas da Alemanha, Espanha, França, Itália, Holanda e da Delegação da União Europeia e junta produtoras e representações como a Mano a Mano Produções, Aliança Francesa, Cooperação Espanhola, Instituto Goethe e MIX FM .
A organização conta ainda com o apoio institucional do Governo Provincial de Luanda, da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda e da Rádio Nacional de Angola (RNA).
Sob o lema “DJ Angolanos & Europeus Unidos pela Música”, o festival “União Electrónica” pretende oferecer alternativa uma cultural à sociedade, fortalecer a relação entre Angola e os países envolvidos, juntar pessoas dos diferentes extractos sociais e colocar Angola e os seus DJ e produtores no mapa internacional da música electrónica.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA