Cultura

“Verdades” em palco no Dia do Agricultor

Mário Cohen

“Verdades” é o titulo do espectáculo de teatro que a companhia de artes Horizonte Njinga Mbande estreia hoje, às 20h45, no seu auditório, em Luanda, para celebrar o Dia Mundial do Agricultor, comemorado a 28 deste mês.

Grupo Horizonte Njinga Mbande estreia hoje a peça “Verdades”
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

O drama, que é exibido durante quatro dias, foi pensado como forma de saudar a data, mas também de destacar a importância da agricultura e o seu papel como fonte de rendimento.
O actor e porta-voz do grupo, Damião Kuvula, disse que o drama explora também os relacionamentos entre as pessoas que vivem da agricultura. O “jogo de afectos” do espectáculo cria um ciclo de verdades, cuja descoberta leva a uma prova de amor de um filho para com os seus pais. “Um dos protagonistas acaba por descobrir uma verdade e tem toda a relação em perigo”.
Com a duração de 45 minutos e a participação de sete actores, o espectáculo volta a ser exibido amanhã, por volta das 20h45, no mesmo espaço. No sábado e domingo, a peça é exibida em duas sessões, uma às 19h30 e outra às 21h10.
O Dia Mundial do Agricultor homenageia os profissionais que trabalham no cultivo de “produtos da terra”. Em muitos países, o agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.
O  Horizonte Njinga Mbande é dos mais populares colectivos de teatro nacional. Criado em 1986, o grupo é constituído por professores e estudantes. Desde a sua fundação, o grupo já recebeu vários prémios, com destaque para o Prémio Nacional de Cultura e Artes.

Tempo

Multimédia