Viagem pelos caminhos-de-ferro

Roque Silva
23 de Setembro, 2016

Fotografia: Dombele Bernardo

O pátio da rádio Luanda Antena Comercial (LAC) vai estar transformado em estação de comboios para receber, hoje, às 20 horas, a gala que distingue os vencedores do XIX Festival da Canção.

A presente edição, que se realiza sob o lema “Nos trilhos da música... um comboio de canções”, homenageia os caminhos-de-ferro, na tradicional rapsódia a ser representada por  mais de 40 artistas, entre bailarinos do Ballet Tradicional Kilandukilu e actores de várias companhias de teatro com direcção artística de Maneco Vieira Dias e musical de Livongh. A carruagem de um comboio fabricado artesanalmente vem dar brilho e um toque criativo ao palco, onde a encenação vai retratar os benefícios dos caminhos-de-ferro de Angola, numa viagem à sua história.
Lípsia, Ely Constantino, M Levy, Agostinho Bernardo, Selth Mainsel, Júlio Torres, Armm Ondkamú, Lídio Gomes, Branca Celeste e Gomes Williams disputam os troféus Grande Prémio da Canção, Melhor Voz, Letra, Intérprete, Prémio LAC/Unitel e Produção Inédita.
Esta última categoria foi incluída este ano para prestigiar o génio, uma aposta contínua na criação do artista nacional.
Os cantores, dos quais alguns rostos são conhecidos em espaços de promoção da música, como restaurantes e bares, vão interpretar temas de sua autoria e não só, em performances com o suporte de uma banda de músicos angolanos dirigida por Nino Jazz.
Os finalistas foram seleccionados por um júri, depois de terem superado a concorrência de outros 30 seleccionados, de um total de 80 canções inscritas numa primeira fase.
O Festival da Canção de Luanda é um concurso anual realizado deste 1998, com o intuito de incentivar a criação do género canção, procurando uma simbiose entre o tradicional angolano e o moderno universal (world music) com vista a apoiar o desenvolvimento da criação de originais de qualidade, com a participação de compositores angolanos, e ajudar a estabelecer a diferença entre o compositor (autor) e o intérprete.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA