Cultura

Viana Editora faz concurso para promoção da literatura

Manuel Albano |

A 1.ª edição do concurso literário “13 de Dezembro”, em alusão ao aniversário do município de Viana, foi ontem apresentada na cidade de Luanda pelo mentor da iniciativa, Sandro Feijó.

A iniciativa tem periodicidade anual e a organização a cargo da Viana Editora está a delinear o regulamento, que pretende ser o mais abrangente, para facilitar a participação dos concorrentes e dar uma oportunidade aos jovens de mostrarem o seu talento nas letras.
A organização do concurso pretende valorizar os autores da nova geração, que procuram afirmar-se no mercado literário angolano e ver reconhecido o seu talento com a publicação de textos.
Sandro Feijó realçou que a Viana Editora surgiu com o propósito de ajudar os autores emergentes a “imortalizarem-se através da escrita, bem como dar respostas à demanda crescente que se regista no mercado editorial angolano”.
A editora, frisou, está a abrir o mercado aos escritores emergentes, na medida em que as produtoras de livros mais antigas dão preferência aos autores consagrados. “Outros autores ainda recorrem ao mercado editorial estrangeiro e isso acontece também por causa da carência de editores no país e os novos autores vêem-se à margem do mercado literário por falta de oportunidade”, assinalou.
O objectivo da Viana Editora, disse Sandro Feijó, é realizar o sonho de muitos autores talentosos cujos escritos se perdem no “armário do tempo”, tendo já colocado no mercado algum livros, entre os quais se destaca “Cenas do Cazenga”,”Um Olhar à Gota D’água”, “Em Cada Sílaba”, “Uma Cicatriz”, “Confidências de Um Passageiro”, “Segredos para uma Vida Feliz” e “O Sorriso da Dor, Insaciável Desejo”.
Neste mês, em alusão ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, está previsto o lançamento dos livros “As Coisas Que Nunca Devias Ter Dito”, “Falar é Uma Arte”,  “Dois Olhos Para Trás” e “Conceito Prático da Medicina”. A Viana Editora já publicou livros de autores das províncias de Luanda, Huambo, Huíla e Benguela.

Tempo

Multimédia