Cultura

Victor Hugo Mendes em encontro literário

O jornalista e escritor Victor Hugo Mendes, autor de “O Meu Livro de Pensamentos”, é um dos participantes do encontro internacional de escritores (mesa literária) que se realiza desde ontem até hoje, no Auditório Municipal Carlos Tembe, no município da Matola, província de Maputo (Moçambique).

Escritor angolano participa num encontro em Maputo
Fotografia: Edições Novembro

O encontro de dois dias, que se subordina ao tema “Quando o livro nos acorda para a vida”, conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Maputo e da Puma Energy Moçambique e realiza-se a três dimensões em que se enquadram o escritor e jornalista Victor Hugo Mendes, de Angola, e outros dois protagonistas, nomeadamente João Tordo (Portugal), e Hélder Faife (Moçambique). O Festival Literatas 2017, que tem como lema “Pensar identidades”, é interpretado como uma forma de olhar para a diversidade cultural moçambicana e a sua relação com outras identidades culturais, desde a região austral e a lusofonia.
Uma forma de olhar e exercer diferentes papéis na cultura, incluindo a empregabilidade nas artes e no turismo, bem como os estilos de vida e consumo de obras de arte no contexto nacional e global como desafio ao encontro de várias artes e diferentes actividades no mesmo espaço.
No encontro, os três escritores, que são o destaque da terceira edição do Festival de Artes e Literatura, “Literatas”, conversam com leitores e público em geral, sob a moderação de Dionísio Bahule.
Pretende-se explorar o universo criativo dos três autores unidos pelas relações culturais e linguísticas dos três países Angola, Moçambique e Portugal, membros da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa, além de procurar despertar interesse sobre as linhas de convergência no seu trabalho criativo juntamente com os leitores.

Tempo

Multimédia