Vida de Tolkien adaptada para o cinema


24 de Julho, 2014

Fotografia: AFP

A produtora britânica Attractive Films anunciou na terça-feira que, depois do sucesso gerado pelas adaptações cinematográficas de obras do escritor J.R.R. Tolkien, é a vez da sua vida servir de material fílmico a dois filmes, a estrear no próximo ano.

De acordo com o “Hollywood Reporter”, a produtora britânica está a preparar o filme “Tolkien & Lewis”, concorrendo com a Fox Searchlight na tentativa de impressionar os milhões de fãs do linguista tornado escritor. O filme vai narrar a história da amizade e subsequente afastamento de dois dos autores mais célebres do século XX: J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.
A realização cabe a Simon West (de “Con Air” e “Mercenários 2”), enquanto, de entre os produtores, se destaca Mark Cooper (de “Chocolate”, “A paixão de Shakespeare” e “Sete dias com Marilyn”), Michael O’Sullivan (ex vice presidente da Paramount Pictures) e Joan Lane (“O Discurso do Rei”).
Do outro lado do oceano, nos EUA, “Tolkien” é o título do filme da Fox Searchlight, baseado no argumento do irlandês David Gleeson, numa abordagem à vida do autor que promete ser mais objectiva que a da competidora independente.
O filme, desenvolvido pela Chenin Entertainment para a Fox Searchlight, procura abranger a vida inteira do autor, que foi soldado na I Guerra Mundial, descodificador na II e professor universitário durante 30 anos.
Estas biopics não são as primeiras tentativas de trazer a vida do autor de “Senhor dos Anéis” ao grande ecrã e as produções não estão a salvo da Tolkien Estate, que ainda não se pronunciou sobre as adaptações em causa, mas já impediu outros filmes sobre a vida de Tolkien de chegar às salas de cinema.
Quanto às suas adaptações, o “Hollywood Reporter” adiantou que no dia 18 de Dezembro deste ano estreia nos cinemas “Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”, que marca o fim da segunda trilogia de Peter Jackson, baseada na obra de Tolkien e o fim de uma proveitosa relação de 13 anos.
Sir John Ronald Reuel Tolkien, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien, foi um distinguido escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido em África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954. É o autor de obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”. No dia 28 de Março de 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Isabel II.
O escritor nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na actual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver em Inglaterra, terra natal dos pais, e naturalizou-se britânico.
Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na Faculdade de Letras em Exeter. Participou activamente na I Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornou o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida, denominado “Arda”, palco das suas mundialmente famosas obras, como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, a sua maior paixão, publicada postumamente, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.
Além de escritor foi professor universitário (considerado um dos maiores especialistas de anglo-saxão) na Universidade de Oxford, de 1925 a 1945, e de Inglês e Literatura Inglesa na mesma universidade, de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros autores de fantasia, como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica”. As suas obras foram traduzidas para mais de 34 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.
Católico convicto, Tolkien foi amigo íntimo de C.S. Lewis, autor de “As Crónicas de Nárnia”, ambos membros do grupo de literatura “The Inklings”. Juntos, planearam, na década de 1940, escrever um livro sobre a língua, que seria publicado na década seguinte. O livro, intitulado “Linguagem e Natureza Humana”, no entanto, nunca chegou a ser publicado.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA