Vida e obra de Neto é tema de palestra

João Salvo | Saurimo
28 de Outubro, 2015

Fotografia: JA

Estudantes da escola do II Ciclo do Luari, na cidade de Saurimo, participaram ontem numa palestra sobre a vida e obra do primeiro Presidente de Angola, no âmbito do programa “Sábados nos Musseques”, da Fundação António Agostinho Neto.

Amarildo da Conceição disse que a promoção de actividades do género visam elevar a educação patriótica dos jovens com vista ao seu crescimento com competências e uma personalidade ampla sobre o sacrifício que foi consentido pelos mais velhos, para que Angola se tornasse independente.
Para Amarildo da Conceição a vida e a obra do Fundador da Nação deve continuar a ser motivo de estudo pelos académicos e investigadores, para poder beneficiar as gerações vindouras, com o objectivo de elevar os conhecimentos no seio dos estudantes acerca da realidade e dos factos históricos do país.
Os participantes valorizaram a iniciativa da instituição de realizar a palestra em Saurimo, tendo realçado que ela abriu horizontes no seio dos estudantes à volta da literatura.
A palestra culminou com um concurso de cultura geral, tendo os vencedores sido premiados com livros e DVD que retratam da vida e obra de Agostinho Neto, assim como obras de outros autores de literatura moderna. Um donativo constituído por 20 livros foi entregue pela Fundação a direcção da Escola do II Ciclo do Luari. Catomba Muyamba, director da escola, reconheceu o gesto da Fundação Agostinho Neto por contemplar a sua escola com este programa.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA