Vida e obra do Poeta Maior exibidas em filme

Manuel de Sousa | Moçâmedes
15 de Setembro, 2016

Um filme que retrata a vida e a obra do Fundador da Nação, António Agostinho Neto, está a ser exibido em várias instituições públicas e privadas e em escolas dos diferentes níveis na província do Namibe, num programa alusivo ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

lém do filme, foi realizada, ontem, na cidade de Moçâmedes, uma palestra sobre a vida e obra de Agostinho Neto, que contou a com presença de governantes, representantes dos partidos políticos, entidades tradicionais e religiosas, funcionários públicos, estudantes e convidados.
O funcionário público Manuel Alfredo, que participou na palestra, disse ser uma rica oportunidade para os jovens e as gerações vindouras tomarem conhecimento da História de Angola e conhecerem bem a trajectória política do Fundador da Nação.
O estudante Pedro Jamba defende que o filme não deve ser exibido apenas na véspera do 17 de Setembro, deve ser apresentado regularmente para que mais pessoas, sobretudo os mais jovens, tomem contacto com os acontecimentos e apercebam-se realmente das etapas de desenvolvimento de Angola de ontem e hoje.
O antigo combatente Mateta Camaty, que partilhou alguns momentos com o Fundador da Nação, numa das suas passagens pela cidade de Mocâmedes, disse que Agostinho Neto foi um homem de tacto fácil e nos seus ensinamentos sempre defendeu o nacionalismo e o amor à pátria.

“Esse filme mostra bem aquilo que foi o saudoso Neto, que, comprometido com o dever da pátria e a necessidade de ver os angolanos livres do jugo colonialista, se prontificou a lutar pela sua terra. Como poeta é incomparável.”
Actividades desportivas, culturais, feiras do livro, artes e reflexões em torno da data, assim como a realização do festival provincial de música popular angolana “Variante”2016 completam o leque de manifestações do 17 de Setembro no Namibe.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA