Visão cultural de Neto em palestra

Manuel Albano e Edson Fontes | Caxito
13 de Setembro, 2014

Fotografia: Eduardo Pedro

"A visão cultural na obra de Agostinho Neto” é tema de uma palestra a ser proferida quarta-feira a partir das 15h00, no Centro de Formação Profissional Olho Singelo, na vila de Viana, pelo escritor Mabanza Kambaca.

Na palestra promovida pelo Movimento Literário Vianense (MLV), o orador vai fazer uma abordagem sobre a dimensão poética das obras do Primeiro Presidente de Angola, como um dos primeiros escritores angolanos que enalteceram nos seus poemas elementos culturais de identificação com a terra natal e o continente africano.
Para o dia 28 está ainda prevista, às 15h00, na escola 5004, na vila de Viana, uma “Roda da Poesia”, incluindo outras expressões artísticas como música e teatro, que vai contar com a participação especial do escritor, poeta e ensaista San Miguel.
As actividades visam saudar o Dia do Herói Nacional, que se comemora na quarta-feira, e estão igualmente inseridas no programa da II edição do Festival Nacional de Cultura (FENACULT), que decorre em todo o país até 20 deste mês.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, região de Icolo e Bengo, a cerca de 60 km de Luanda. Seu pai era pastor e professor da igreja protestante, e sua mãe igualmente professora. Após ter concluído o Liceu em Luanda, Agostinho trabalhou nos Serviços de Saúde. Veio a tornar-se rapidamente numa figura proeminente do movimento cultural nacionalista que, durante os anos 40, conheceu uma fase de vigorosa expansão.
O poeta angolano usou a poesia como arma poderosa na luta pela independência, alimentando a esperança dos guerrilheiros em busca da liberdade e hoje as suas obras são referências para milhares de angolanos espalhados pelo mundo. Agostinho Neto publicou várias poesias em periódicos e antologias africanas. A sua obra poética pode ser encontrada em quatro livros principais: “Quatro Poemas de Agostinho Neto” (1957); “Poemas” (1961); “Sagrada Esperança” (1974) que inclui os poemas dos dois primeiros livros e a obra póstuma “A Renúncia Impossível” (1982).
O Movimento Literário Vianense é uma organização artistico-literária, sediada no Município de Viana, que congrega escritores consagrados e não só, do município de Viana e outras circunscrições de Luanda.

Colóquio em Caxito

O secretariado executivo provincial da OMA realizou quinta-feira em Caxito, na escola do primeiro Ciclo 306, uma palestra sobre o tema “Vida e obra do Presidente Agostinho Neto”, no quadro das festividades alusivas do 92º aniversário do primeiro Presidente de Angola, que se celebra a 17 deste mês.
Ginga Afonso Miguel, Secretária Provincial da OMA no Bengo, exortou os presentes a estudarem mais sobre a vida e obra de Agostinho Neto, para aumentarem os seus conhecimentos académicos e os aplicarem com toda a sabedoria.
 Ginga Afonso Miguel pediu aos alunos que nunca digam que estudar é difícil, porque quando se quer atingir um patamar é necessário sacrifício, pois a iniciativa visa elevar o conhecimento dos alunos sobre o percurso histórico deste nacionalista angolano.
A oradora destacou igualmente o percurso histórico da vida de Agostinho Neto, que desde tenra idade idealizou o pensamento da liberdade de Angola contra a opressão colonial e o alcance da independência nacional, em 1975.
Neto foi um grande poeta, médico e político, e as ansiedades do povo foram amputadas com a sua prematura morte a 10 de Setembro de 1979. “Falar do saudoso António Agostinho Neto, é falar de um homem que desde a sua juventude lutou para a libertação dos povos africanos.”
Antónia Miranda, professora de Língua Portuguesa e Literatura da escola de Formação de Professores Kimamuenho, disse que o contributo de Agostinho Neto como estadista na política do continente africano, assim como o seu papel na ciência e cultura  constituíram os destaques da figura do  líder da nação.
Os seus feitos jamais são esquecidos, disse, tendo ressaltado ser importante informar os alunos, uma vez que poucos conhecem a história de Agostinho Neto.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA