Viv’Arte promove uma formação para escritores

Valter Gomes | Uíge
28 de Novembro, 2014

Escritores, poetas e declamadores de poesia, afectos ao Movimento Viv´Arte, participaram durante três dias, na cidade do Uíge, num seminário sobre as técnicas literárias.

Promovido no âmbito do projecto “Uíge a Renascer”, implementado pelo Movimento literário Viv’Arte, em colaboração com a União Baiana de Escritores Brasileiros, o seminário foi realizado com o objectivo de expandir a literatura na região e criar o gosto pela leitura, além de relançar a descoberta de novos talentos no seio da juventude.
Roberto Leal, presidente da União Baiana de Escritores Brasileiros, explicou que dentro da cooperação entre os dois movimentos, pretende-se que os jovens escritores do Uíge possam evoluir melhor na criação de poesias, contos e textos que visam permitir uma dinâmica na cultura literária do país e da província, em particular.
O presidente do Movimento Viv´Arte do Uíge, Vrakrichakiri Abelardo, disse que a organização que dirige tem como principal aposta a descoberta de novos talentos literários e fortificar cada vez mais a literatura na província, tornando-a mais coesa, actuante e abrangente.
O director provincial da Cultura, José Caricoco Cuxiquina, enalteceu a iniciativa e encorajou os jovens a exporem os seus talentos literários, assim como a continuarem com o mesmo dinamismo.
Durante três dias, os participantes ao seminário abordaram entre outros temas como “O pseudónimo como um fenómeno antigo”, “A poesia”, “Oficina de fofoca”, “O conto”, “A crónica” e “Estilos de crónicas”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA