Cultura

Voz de Lioth Cassoma no palco do Memorial

Lioth Cassoma é a figura de cartaz do próximo espectáculo do Memorial António Agostinho Neto, a ser realizado amanhã, às 18h30, no auditório da instituição, com transmissão em directo nas plataformas digitais YouTube, Facebook e Instagram.

Cantora é a convidada especial desta edição
Fotografia: DR

O espectáculo, enquadrado nas actividades culturais da instituição, com o apoio do Caixa Artes, foi criado como forma de incentivar a arte e os criadores nacionais, principalmente nesta fase de confinamento, devido a Covid-19.

Natural de Luanda, Lioth Cassoma é oriunda de uma família de músicos cristãos. Começou a cantar no coral infantil da Igreja Evangélica Pentecostal de Angola (IERA). Anos depois participou em vários CD de artistas gospel, como o Grupo Sáron, a Banda Restauração e o cantor Miguel Buila.

Profissionalmente começou a carreira musical em 2009, um ano depois de lançar o single, “Confio”. Até hoje tem sido um dos “rostos femininos” da música gospel nacional e já conquistou prémios ligados a este género musical no Top Rádio Luanda (2010) e Gala ML3 (2012). Pelo talento, chegou a ser distinguida no Brasil com o Troféu de Ouro.

Com a participação no espectáculo, a cantora sucede nos “Live do Memorial” a Banda Etno Ngola, que com Clóvis Esteves (guitarra e voz), Estévão Amadeu (baixo), Hugor Paixão (percussão) e Dennis Samaya (voz e guitarra) mostraram a diversidade de estilos tradicionais angolanos, com realce para chianda, massemba, semba e kilapanga.

Tempo

Multimédia