Wiza vai a enterrar no Benfica

Manuel Albano |
9 de Maio, 2017

Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

O cantor e compositor Wiza, falecido sexta-feira no Hospital Josina Machiel, vai a enterrar amanhã, às 10h00, no Cemitério do Benfica, em Luanda.

O velório acontece hoje, a partir das 18h00, no antigo R20, na rua dos Quartéis, segundo o jornalista e amigo do cantor, Moisés Luís, em declarações ao Jornal de Angola. Moisés Luís, que também partilhou vários momentos com Wiza, disse que a família recebe apoios de várias instituições culturais e de pessoas anónimas, para a realização de um funeral condigno à dimensão do músico Wiza.
 O Ministério da Cultura manifestou consternação pela morte de Wiza, ocorrida na sexta-feira, numa unidade hospitalar de Luanda, vítima de doença. Numa  nota de condolências, divulgada ontem, o Ministério da Cultura destaca o contributo do artista na divulgação e preservação da rítmica angolana, particularmente do estilo kilapanga. Familiares, amigos, colegas, vizinhos e conhecidos estão desalentados com a morte de um dos melhores intérpretes do género folclórico, afro-beat, pop e soul music da actualidade. Ndaka yo Wini, cantor cuja vertente e estilo assemelha-se à de Wiza lamentou muito a morte do colega com quem partilhou várias vezes o palco.
A morte do cantor, disse, deixa um vazio no mosaico cultural angolano. O músico  destacou a forma fácil e alegre como se relacionavam. “Wiza era uma pessoa hospitaleira e não tinha complexos, facilmente dialogava com os seus admiradores.”
Recordou os conselhos que recebia de Wiza, considerando-o um “verdadeiro” irmão.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA