Cultura

Yaoundé acolhe conferência dos Arquivos

Angola participa desde ontem, em Yaoundé, Camarões, na conferência anual do Conselho Internacional dos Arquivos que, pela primeira vez, se realiza em África.

Francisco Alexandre, Director-geral adjunto do Arquivo Nacional de Angola
Fotografia: DR

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Cultura a que a Angop teve acesso, o evento decorre sob o lema “Arquivos: governação, memória e património”.
Entre os temas, constam questões sobre os edifícios de arquivos, preservação da documentação e o envolvimento das comunidades na conservação do património, a legislação arquivística como factor de democracia, os arquivos e os direitos humanos, conflitos e reconciliação.
Os arquivos como memória da descolonização, nas Nações Unidas, e o desenvolvimento sustentável fazem igualmente parte da agenda de discussão.
A delegação angolana é chefiada por Francisco Alexandre, director-geral adjunto do Arquivo Nacional de Angola, integra funcionários do Serviço de Migração e Estrangeiros, da Direcção de Informação, do Comando da Polícia Nacional, das Forças Armadas Angolanas,  órgãos auxiliares da Presidência da República e do Centro de Documentação e Investigação Histórica do MPLA.

Tempo

Multimédia