Desporto

1º de Agosto pode assumir hoje liderança do Girabola

António de Brito

O 1º de Agosto, tetra-campeã nacional, pode assumir hoje, quando defrontar a partir das 15h00, o Santa Rita do Uíge, no Estádio 4 de Janeiro, a liderança da tabela classificativa do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola' 2019/20. Caso vençam o desafio referente à quinta jornada, os militares saltam da quarta para a primeira posição com 12 pontos.

Avançado Zito Luvumbu pode voltar a ser titular no onze de Dragan Jovic
Fotografia: Agostinho Narciso | Edições Novembro

Engajados em duas competições, Afrotaças e Girabola, os rubros e negros realizam diante dos católicos, o terceiro desafio no espaço de sete dias, pois antes venceu o Green Eagles da Zâmbia (2-1) e Ferrovia do Huambo (2-0), respectivamente.

Na deslocação a província do Uíge, a formação militar espera manter a passada vitoriosa, mas não vai ter seguramente um jogo facilitado, porque reencontra um Santa Rita ferido no orgulho, depois de ter perdido frente ao FC Bravos do Maquis, por 3-1, na passada quarta-feira.
A actuar em casa, o Santa Rita joga uma cartada decisiva, com o objectivo de vencer pela primeira vez no campeonato e abandonar a cauda da classificação.
Dos quatro desafios realizados, os católicos têm registo de três derrotas, sendo uma por falta de comparência, contra os caalenses, no arranque da prova, por força dos pendentes com a Federação Angolana de Futebol (FAF). Em 12 pontos possíveis, a Santa Rita conquistou apenas um.
O 1º de Agosto, por sua vez, depois da derrota diante do Progresso Sambizanga, por 1-0, não perde há três encontros no Girabola, onde é quinto classificado com nove pontos. Nas partidas disputadas diante do Santa Rita, o campeão angolano leva clara vantagem, com saldo de três vitórias e um empate. Com esses condimentos, a formação do Rio Seco é aparentemente favorita à conquista dos três pontos.
À mesma hora, o Cuando Cubango recebe o Interclube, no Estádio dos Eucaliptos, num jogo de favoritismo repartido, uma vez que as duas equipas triunfaram na ronda passada. Os anfitriões derrotaram o 1º de Maio de Benguela, ao passo que os polícias venceram o Recreativo da Caála. No Estádio do Ferroviário, o Desportivo da Huíla defronta a Académica do Lobito, às 15h00, com o favoritismo a recair para os "militares" da Frente da Sul. Amanhã, o Ferrovia do Huambo joga com o Petro de Luanda, enquanto o Caála defronta a Académica, na terça-feira no fecho da jornada.

Tempo

Multimédia