Desporto

1º de Maio goleia Benfica e relança luta pelo Girabola

António de Brito

Apesar de estar a realizar uma campanha intermitente, o 1º de Maio de Benguela goleou ontem o Benfica do Lubango, por 3-0, no Estádio Edelfride da Costa Palhares "Miau", em jogo referente à 16ª jornada do Zonal de Apuramento para o Girabola 2019/20.

Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Com o triunfo sobre as "águias" os "proletários" relançam a luta pelo regresso à primeira divisão, ao ascenderem ao quarto lugar da prova, com 20 pontos. Nas duas últimas jornadas, o 1º de Maio tem jogos acessíveis com o Ferrovia do Huambo, que já confirmou a subida de forma antecipada e frente ao Sporting de Benguela, último classificado do torneio.
Depois de um arranque promissor, o Benfica perdeu fulgor na fase crucial da competição, pois veio de derrotas seguidas com o Ferrovia do Huambo, Wiliete e 1º de Maio, ambas de Benguela.
Dos nove pontos possíveis, a equipa de Jorge Nito não conseguiu qualquer ponto, sendo relegada para a terceira posição, com 22 pontos. Nos próximos desafios, o Benfica recebe o Jackson Garcia de Benguela e encerra o torneio diante do Domant do Bengo, na cidade de Caxito.
Ainda ontem, o Jackson Garcia derrotou o Paulo FC do Bengo, por 1-0, no Estádio Nacional de Ombaka, mantendo-se em quinto lugar da classificação, agora com 20 pontos.
À semelhança do 1º de Maio, o Jackson Garcia continua focado na qualificação inédita para o Girabola. Esta é a sexta tentativa da formação de Benguela no zonal.
Terça-feira, na abertura da jornada, o Wiliete goleou o Sporting, por expressivos (5-0), o que lhe permitiu ascender ao segundo lugar com 23 pontos, ao aproveitar o deslize do Benfica diante do 1º de Maio.
Com 27 pontos, o líder Ferrovia do Huambo, e o Domant do Bengo, sexto classificado com 12, descansaram na ronda por imperativo de calendário.
À saída da 16ª jornada, quatro equipas disputam o passe para o escalão principal, designadamente Wiliete, Benfica, 1º de Maio e Jackson Garcia. A par da Huíla, Benguela concorre também com três equipas.

Tempo

Multimédia