Desporto

1º de Agosto aplica castigo ao Santa Rita pela soberba

Honorato Silva

Alvo de reparos na jornada africana a meio da semana, ao ser obrigado a virar uma desvantagem de 0-2 para triunfo por 4-2, na recepção ao Otohô do Congo Brazzaville, o 1º de Agosto despachou, sem contemplações, o Santa Rita de Cássia, por 5-0, em jogo da quarta jornada do Girabola.

Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Com as transformações operadas por Dragan Jovic no 1.4.3.3, dando primazia ao duplo pivô, Show e Macaia, no apoio a Buá, o organizador de jogo, os tri-campeões castigaram os católicos do Uíge pela soberba, em função das promessas de dificuldades. Mabululu e Ary Papel, duas vezes, e Paizo fizeram os golos.
Numa jornada marcada por empates a um golo, o Cuando Cubango FC foi a Lunda-Sul derrotar o Saurimo FC, por 1-0, com golo de Liliano, aos 63 minutos. Com o triunfo, a formação de Menongue alcançou o adversário na tabela classificativa, com 4 pontos.
Na visita ao Dundo, sem o técnico Hélder Teixeira, que abandonou a equipa por incumprimentos contratuais, o Progresso Sambizanga empatou (1-1), diante do Sagrada Esperança, debaixo de chuva. Os donos da casa foram obrigados a arregaçar mangas para evitar a derrota em casa, com golo de Filipe, aos 85 minutos, anulando aos 52 a vantagem criada por Megue.
Longe dos registos de um verdadeiro candidato à conquista do título, o Interclube conseguiu apenas um ponto na recepção ao Desportivo da Huíla. Mário Soares, treinador dos militares da Região Sul, lamentou a falta de condições para desenvolver um trabalho focado no sucesso.
Em antecipação, Sporting de Cabinda e Petro de Luanda empataram (1-1), desfecho que custou aos tricolores a perda de terreno em relação aos militares do Rio Seco, na corrida ao título, que já escapa há 10 anos, três dos quais sob o comando do hispano-brasileiro Roberto Bianchi.
O FC Bravos do Maquis ficou pela igualdade (1-1), em casa, diante da Académica do Lobito, desfecho que atrasou os maquisardes na zona intermédia da tabela, quando os “estudantes” passaram a espreitar a subida para posições mais favoráveis. A jornada encerra hoje, com a realização dos jogos Kabuscorp do Palanca-ASA e Recreativo da Caála-Recreativo do Libolo.

Tempo

Multimédia