Desporto

1º de Agosto assume topo da classificação

Armindo Pereira

O 1º de Agosto voltou a assumir a liderança do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, agora com 29 pontos, após a disputa da dupla ronda do final de semana, desta segunda volta da fase regular, onde saiu vitorioso dos dois desafios.

Militares regressam à liderança do Campeonato Nacional
Fotografia: Contreiras Pipa| Edições Novembro

Sem poder ainda contar com os préstimos do base norte-americano Emmanuel Quezada, no primeiro jogo do ano, por questões administrativas, a turma orientada por Paulo Macedo contou com a inspiração dos extremos Mohamed Cissé e Edson Ndoniela, ambos autores de 17 pontos.
Para a sétima jornada, no Pavilhão Victorino Cunha, os militares receberam e venceram o Vila Clotilde, por 88-62, mas tiveram de empenhar-se em determinados períodos da partida, pois a equipa da Rua da Liga Africana mostrou competitividade.
Apesar da vitória por 88-62, Paulo Macedo não gostou da exibição, sobretudo por ter consentido mais de 50 pontos. Por seu turno, Osvaldo Fernandes destacou a postura dos seus jogadores e prometeu mais trabalho para os desafios que restam.  
A senda vitoriosa dos rubro e negros estendeu-se até sábado, ao bater, por 117-72, o Helmarc Academia para a oitava jornada da segunda volta. Os militares em 15 partidas venceram 14 e perderam uma, totalizando 29 pontos. O único desaire que os pupilos de Paulo Macedo sofreram até agora foi frente ao seu arqui-rival  Petro de Luanda, que surge na segunda posição com menos dois pontos.
Os tricolores folgaram nesta jornada por imperativo de calendário.
Em busca da segunda posição, ocupada à condição pelo Petro de Luanda (27), o Interclube derrotou no passado sábado o Atlético Sport Aviação (ASA), por 88-80, em partida referente a 8ª jornada da segunda volta do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (Unitel-Basket), disputado no Pavilhão 28 de Fevereiro.
Com 23 pontos, Egídio Ventura, afecto aos “polícias”, foi o melhor cestinha do desafio. As duas equipas foram para o intervalo maior com o resultado em desfavor dos aviadores (50-45). Nos períodos seguintes, as duas formações bateram-se à procura de garantir os dois pontos. 
O Interclube foi mais feliz e conseguiu superar a experiência de Milton Barros e Reegie Moore. Outros resultados: Lusíada - Vila (81- 58) e Marinha-Desportivo Kwanza (104- 84). A equipa afecta ao Ministério do Interior ocupa o terceiro posto (25), logo atrás vem o Desportivo da Marinha (23), os mesmos pontos  que o ASA, na quinta posição.

Tempo

Multimédia