Desporto

1º de Agosto consolida comando no campeonato

Armindo Pereira

O 1º de Agosto consolidou a liderança no Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, agora com 19 pontos, depois de sair vitorioso da dupla jornada do final de semana, onde o destaque recaiu para o triunfo dos militares sobre os tricolores, por 90-86, no clássico disputado sexta-feira, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela.

Paulo Macedo lidera militares
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

Os campeões nacionais contaram com a inspiração do base Hermenegildo Santos, que anotou 19 pontos, sendo o melhor cestinha do desafio. A partida foi equilibrada, sobretudo nos dois últimos períodos. O triplo de Pedro Bastos colocou termo às aspirações dos pupilos de Lazare Adingono.
 Domingo, no Multiusos do Kilamba, para a segunda jornada da segunda volta, os militares ultrapassaram os aviadores, por 66-74. Os 20 pontos de Milton Barros foram insuficientes para evitar a derrota dos aviadores, que continuam sem contar com os préstimos do extremo-poste Reggie Moore, que se lesionou ao serviço da Selecção Nacional.
Refeitos da derrota frente ao arqui-rival no sábado, o Petro de Luanda foi ao Pavilhão Anexo II da Cidadela vencer a Universidade Lusíada, por 98-90, e deste modo assegurar a segunda posição na tabela classificativa, com 18 pontos, mais três que os aviadores, no terceiro posto. A surpresa da dupla ronda foi a derrota do Interclube, um dos candidatos ao título, diante da Marinha, após igualdade  no tempo regulamentar a 84 pontos. No prolongamento, a maior consistência ofensiva dos marinheiros ditou a derrota dos polícias (96-91).
O Helmarc Academia, orientado por Elvino Dias, consentiu a segunda derrota consecutiva. Depois de baquear diante da Marinha (88-58), a equipa do Kilamba não conseguiu travar o Desportivo Kwanza e perdeu, por 84-78. A terceira jornada da segunda volta, disputa-se sexta-feira, reserva as seguintes partidas: Helmarc-Vila; Interclube-Desportivo Kwanza; Marinha-Petro e ASA-Lusíada.

Tempo

Multimédia