Desporto

1º de Agosto derrotado no final da etapa regular

Armindo Pereira

A equipa do 1º de Agosto terminou a fase regular  da 40º edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol na liderança, com 70 pontos, numa etapa que ficou marcada com a presença do Helmarc Academia na lista dos oito primeiros classificados e, consequentemente, nos play off.

Polícias impuseram segunda derrota ao 1º de Agosto na fase regular do campeonato
Fotografia: Eduardo Pedro| Edições Novembro

O banco de reserva do Clube Central das Forças Armadas Angolanas permitiu ao técnico Paulo Macedo gerir melhor as quatros primeiras voltas do prova. Mas a equipa baqueou  frente ao Interclube, por 84-80, na última jornada da quarta volta, disputada sábado no Multiusos do Kilamba.
Após a disputa do primeiros quartos , o 1º de Agosto detinha uma vantagem  de seis pontos, mas a formação afecta ao Ministério do Interior não se fez rogada e recuperou da desvantagem. As duas formações foram para o intervalo igualadas a 41 pontos.
No terceiro quarto, os rubro e negros voltaram a distanciar-se do seu opositor, desta por 70-64. A determinação do Interclube, na fase derradeira da partida, foi fundamental para os pupilos de Manuel Sousa “Necas” concretizarem as suas aspirações, diante do principal candidato à conquista do ceptro. A partida  terminou  com triunfo do Interclube, que desta forma consolidou a quarta posição, com 60 pontos.
Até então, o primeiro e único tropeço da equipa militar, na edição 2018 da prova maior da bola ao cesto, havia sido a 25 de Janeiro (97- 97), feito logrado pelo Sport Libolo e Benfica, no Dream Space, em Viana.
No seu ano de estreia, o Helmarc Academia, orientado por Elvino de Carvalho Dias garantiu presença nos play off, após triunfo sobre o Vila Clotilde, por 80-90. O feito, segundo o treinador, é fruto da dedicação dos seus jogadores que conseguiram colocar em prática todo aquilo que foi perspectivado no princípio da época.
“O objectivo foi cumprido. Temos uma equipa com jovens jogadores, lutamos e quero dedicar este feito a eles. Não foi fácil, temos consciência que daqui em diante o desafio será maior, mas garanto a mesma determinação”,  disse Elvino Dias.
De fora dos “play off” ficaram o Vila, nono classificado e o Crisgunza de Benguela, décimo e último. A par do Helmarc, a agremiação da cidade das acácias rubras assinalou a sua estreia no Campeonato Nacional de basquetebol. Em 36 partidas, a equipa ás ordens de Manuel Silva “Pipas” averbou apenas derrotas.
Quem protagonizou outra surpresa na ronda foi o ASA, ao derrotar o Libolo, por 70-66. A equipa de Carlos Dinis foi superior e mostrou que terá uma palavra a dizer nesta segunda fase.  
O Petro de Luanda terminou na segunda posição, com 67 pontos, menos  três pontos que o líder 1º de Agosto, seguido pelo Libolo, com 60. Interclube, ASA, Desportivo da Marinha, Universidade Lusíada e Helmarc completam o quadro de equipas que vão disputar os play off, a partir desta sexta-feira.   

Tempo

Multimédia