Desporto

1º de Agosto é favorito à revalidação dos títulos

As equipas masculinas  da Marinha de Guerra e das Organizações Joyce, de Cabinda, têm as honras da abertura dos quadragésimos campeonatos nacionais de andebol de seniores, hoje às 8h45, no pavilhão principal da Cidadela.

Equipa militar feminina assume pretensão de ganhar a prova
Fotografia: José Soares| Edições Novembro

Actuais campeões provinciais de Luanda, os marinheiros são claramente favoritos, ante a formação do Norte do país, que revela falta de ritmo competitivo.
Antes do desfile dos participantes, que acontece às 17h15, disputam-se ainda duas partidas. O Crisgunza, campeão feminino de Benguela, defronta o Progresso Sambizanga, às 10h30, e o Exército recebe o Interclube, ao meio dia, no segundo jogo do campeonato masculino. Sambilas e polícias devem conquistar os primeiros pontos, caso não haja surpresas, a julgar pelo desnível entre os contendores.
Petro de Luanda e Marinha, em femininos, fecham a jornada, numa partida em que se espera boa réplica das jovens marinheiras, orientadas tecnicamente por João Diogo “Docas”, embora se reconheça o favoritismo das petrolíferas, que se assumem como candidatas ao título. No último encontro entre ambas, a contar para o campeonato provincial de Luanda, as comandadas de Vivaldo Eduardo tiveram que se empenhar para vencer por 28-24, na quadra de jogos do Quartel-General do Exército.
Amanhã de manhã entra em cena o campeão masculino, 1º de Agosto, às 10h30, diante do Exército, prevendo-se um jogo relativamente fácil para os comandados de Filipe Cruz.
  Antes, a estreante Epal é baptizada pela Marinha de Guerra, em femininos, na primeira partida do dia, com início às 8h45. Espera-se por um duelo renhido, de dois plantéis muito jo-vens, com vantagem da Marinha, que junta alguma veterania, sobretudo da pivô Elizabeth Viegas.
O Petro de Luanda, em masculinos, enfrenta as Organizações Joyce, às 12h45, e em femininos, terá como oponente a formação do Crisgunza de Benguela, numa jornada em que o destaque vai para o embate entre a Marinha de Guerra e o Interclube, em masculinos, na última partida do dia.
Depois da dupla vitória dos comandados de Nelson Catito, em partidas para o Campeonato Provincial e Taça de Angola, os polícias, sob batuta do luso-russo Victor Tchikoulaev, terão que dar o máximo para conseguir os dois pontos. 
As comandadas de Morten Soubak começam a competir no terceiro dia de prova, às 8h45, defrontando a CPPL. As actuais campeãs nacionais, que encabeçam a série A, com apenas 4 equipas, participaram e venceram, no último final de semana, o Torneio Edith Bongo, no Congo Brazzaville, onde enfrentaram a selecção local e a da RDC.   
A versão feminina dos quadragésimos campeonatos nacionais de andebol é disputada em duas séries, no sistema de todos contra todos a uma volta. A seguir serão jogados os quartos de final, meias finais e final. In-tegram o grupo prelimi-nar A, o 1º de Agosto, Electro do Lobito, ASA e CPPL. Na série B competem as equipas do Petro de Luanda, Progresso Sambizanga, Crisgunza de Benguela, Marinha de Guer-ra e Epal.
Em masculinos, competem um total de sete formações, jogando igualmente a primeira fase no sistema de todos contra todos a uma volta. No próximo sábado cumpre-se a única pausa geral na prova, que tem as finais agendadas para o dia 4 de Agosto. 

Tempo

Multimédia