Desporto

1º de Agosto e Inter jogam hoje Supertaça no Kilamba

Armindo Pereira

As equipas do 1º de Agosto e Interclube disputam hoje, às 17h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a final da Supertaça de basquetebol sénior feminino, partida que marca a abertura oficial da época desportiva.

Jogadoras estão motivadas e querem começar o arranque da temporada em grande
Fotografia: Paulo Mulaza| Edições Novembro

Depois de perder o Campeonato Provincial para o aqui-rival, o Interclube pretende atacar o início da época na sua plenitude.
Para esta empreitada, a equipa afecta ao Ministério do Interior conta com “reforços de peso”, para atacar a Supertaça, Campeonato Nacional e Taça de Angola.
Trata-se da extremo norte-americana, Robin Parker e a congolesa democrática Akonga Pauline, que conhecem bem os cantos da casa. A estas, junta-se a internacional angolana Italee Lucas. Depois de um ano fora das quadras, devido a gestação, a extremo poste Nadir Manuel está de regresso às opções do técnico Apolinário Paquete.     
O vice-presidente para o basquetebol do Interclube, Miguel António “Camuloji” confirmou a vinda dos reforços para as duas competições. O responsável salientou que o objectivo passa por conquistar todos os troféus em disputa.
“Temos a Italee Lucas no nosso plantel há três épocas, reforço como tal são as jogadoras  Robin Parker e Akonga Pauline. O Campeonato Nacional esta época vai ser disputado num formato novo. Pretendemos vencer todas as provas, começando pela Supertaça”, salientou. 
Por seu turno, o 1.º de Agosto, detentor do título, esteve a preparar ao pormenor a Supertaça, segundo o treinador principal Jaime Covilhã. Apesar da recente conquista no provincial, diante do mesmo adversário, para este desafio, o técnico antevê inúmeras dificuldades.   “Vamos ter pela frente 40 minutos muito  difíceis, mas acredito que a equipa está psicologicamente preparada, sobretudo pelos indicadores deixados, e penso que será uma final bem disputada pelas duas agremiações”, analisou Jaime Covilhã.
A extremo Clarice Mpaka é um dos reforços da equipa para presente época. A jogadora já realizou algumas sessões de treino com as companheiras de plantel.
O Jornal de Angola apurou junto de uma fonte do clube militar que a direcção contratou uma extremo norte-americana, que tinha chegada prevista para ontem.
A poste moçambicana Leia Dongue, ainda no exterior, fica de fora das opções do técnico, nesta primeira partida . 
Em declarações ao Jornal de Angola, Nuno Teixeira, director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) garantiu que estão criadas todas as condições para a  realização da partida.
“Temos todas as condições criadas, quer em termos técnicos, logísticos e administrativos”, assegurou Nuno Teixeira.

Tempo

Multimédia