Desporto

1º de Agosto enfrenta Tornere na fase inicial

O Tonere Kalara Club (TKC) dos Camarões é o principal adversário do 1º de Agosto, no Grupo B, da fase preliminar da 39ª edição da Taça de África dos Clubes Campeões de andebol, em seniores femininos, que se realiza de 21 a 30 de Outubro, em Hammamet, Tunísia, segundo ditou o sorteio realizado na última terça-feira no palco da competição.

Detentoras do troféu continental já conhecem as adversárias da fase de grupos da prova
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Actuais detentoras  do título continental, as militares enfrentam ainda o Bandanda FC da Costa do Marfim e o Vainqueur do Congo Democrático, oponentes que completam a série B, composta somente por quatro formações. A finalista vencida da edição anterior, FAP dos Camarões, encabeça o Grupo A, a par do ABO Sport do Congo Brazzaville, África Sports de Abidjan da Costa do Marfim, GSP da Argélia e ASF Sfax da Tunísia.  Nove clubes discutem o título em femininos, com destaque para a Costa do Marfim e Camarões, únicas nações representadas por dois clubes. Na série A, a última colocada da primeira fase será automaticamente a lanterna vermelha da prova, enquanto na B as quatro equipas estão automaticamente qualificadas para os quartos-de-final, lutando unicamente por melhor classificação a fim de garantir adversários teoricamente mais acessíveis nos cruzamentos da segunda fase da competição.

Equipas inscritas
Em masculinos estão inscritas 14 equipas, destacando-se o Egipto, Tunísia e Líbia, com 2 representantes cada. Esperance de Tunis, Caiman do Congo Brazzaville, FAP dos Camarões e APR do Rwanda integram a série A, única com apenas 4 clubes. Zamalek do Egipto, Widad Smara de Marrocos Red Star da Costa do Marfim, Phoenix do Gabão e Ittihad da Líbia, estão no grupo B. O Al Ahly do Egipto encabeça a série C, a par do Hammamet da Tunísia, Fanz dos Camarões, HC Oca da RDC e Al Ahly da Líbia.
Há poucos meses do CAN masculino, a decorrer em Janeiro, no Gabão, a Taça dos Campeões é a derradeira fase aproveitada pelas federações para colocar à prova os prováveis jogadores a integrar a escolha final.

Tempo

Multimédia