Desporto

1º de Agosto mantém conforto na disputa

Anaximandro Magalhães

Apesar do empate sem golos diante do Recreativo da Caála, em partida de conclusão da 24ª jornada do Girabola, disputada no Estádio 11 de Novembro, o 1º de Agosto dispõe ainda assim de margem de erro e algum conforto para não hipotecar a revalidação, pela terceira vez consecutiva, do título de campeão.

militares ampliaram vantagem apesar do empate caseiro
Fotografia: Agostinho Narciso| Edições Novembro

Quando restam duas rondas, a 29ª e a 30ª jornadas para o final da prova, os agostinos, líderes da competição agora com 50 pontos, são os únicos em posição cómoda na tabela classificativa, por dependerem apenas de si para materializar os intentos traçados desde o arranque da época: conquistar o tricampeonato.
Os militares do Rio Seco, bicampeões nacionais, troféus ganhos em 2016 e 2017, sob o comando do bósnio Dragan Jovic, têm ainda uma partida em atraso frente ao Domant, para  a 26ª jornada, agendado para domingo, às 17h30, no 11 de Novembro.
Comandados agora tecnicamente pelo sérvio Zoran Macki, os rubro e negros em caso de triunfo este final de semana, aumentam para 53, o número de pontos, mas  ainda têm mais seis em disputa,e podem chegar aos 59, dígitos inalcançáveis. O Petro  às ordens de Roberto Bianchi, segunda classificada com 47 pontos, é o único com possibilidades matemáticas de levantar igualmente o ceptro, mas reduzidas por só poderem atingir os 56 pontos.
Na eventualidade de ganhar amanhã ao Desportivo , com quem joga às 16h00, no  Estádio Nacional 11 de Novembro, para encerrar a 28ª jornada, o Petro junta-se aos militares na primeira posição, lugar que pode ver recuperado pelo eterno rival no dia seguinte..
Em caso de empate, Geraldo, Jacques, Gogoró, Buá, Mário, Ibukun, Isaac, Tony Cabaça e companheiros somarão 51 contra 50, de Tiago Azulão, Job, Wilson, Gerson Barros, Tony, Diney, Manguxi e Carlinhos, só para citar estes.
Em caso de derrota dos militares fica tudo na mesma, tornando  a recta final mais empolgante. Nesta  40ª edição do Girabola,comparativamente às duas últimas, o campeão não passará dos 59 pontos.
Na 29 e 30ª rondas, o 1º de Agosto joga no Dundo  com o Sagrada, sexto com 33 pontos, e o Petro mede competências com o Interclube, terceiro 42. Na jornada subsequente o Petro testa aptidões contra o Sagrada e o 1º de Agosto fá-lo com o Cuando Cubango FC, 12º na tabela com 28 pontos.

Tempo

Multimédia