Desporto

1º de Agosto vence Domant e sobe para o quinto lugar

António Cristóvão

O 1º de Agosto subiu ontem três degraus na tabela classificativa do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap, com 15 pontos, ao derrotar o Domant FC, por 3-1, no Estádio Municipal do Dande, na capital da província do Bengo, Caxito, para a conclusão da 11ª jornada da prova.

Geraldo, primeiro à direita, marcou o primeiro golo do triunfo robusto dos militares do Rio Seco
Fotografia: Santos Pedro| Edições Novembro

Geraldo, Jacques e Ibukun marcaram os golos dos militares do Rio Seco, enquanto Vivi apontou o tento de honra dos anfitriões num forte remate sem hipóteses de defesa para o guarda-redes, Neblu. O golo de Ibukun foi antecedido de um fora de jogo de Jacques que se fez à bola e falhou no lance que deu o tento ao nigeriano, no período de compensação. 
Com este triunfo, a equipa do Rio Seco tem óptimas condições de encostar-se ao Interclube no topo da tabela classificativa, com 25 pontos, mas em caso de triunfos nos desafios em atraso diante do 1º de Maio, no dia 23 de Maio, em Benguela, para a jornada do Campeonato Nacional. 
O 1º de Agosto desloca-se à província de Cabinda dia 3 de Junho, onde joga com o Sporting, no Estádio Municipal do Tafe, para a conclusão da sexta jornada.
Para concluir os jogos em atraso, a equipa do Rio Seco recebe o JGM do Huambo, dia 9 de Maio, no Estádio Nacional 11 de Novembro, para o encerramento da sétima ronda.
O Cuando Cubango FC foi impotente no seu reduto, ao perder diante do Kabuscorp do Palanca, por 0-1, no Estádio Municipal de Menongue, com golo do camaronês Arouna, na etapa complementar.
Com este resultado, a equipa do bairro Palanca saiu da quarta posição da tabela classificativa, para o segundo lugar com 18 pontos.
Um golo de Tinho, aos 80 minutos deu três preciosos pontos ao 1º de Maio no triunfo sobre o FC Bravos do Maquis, por 1-0, no estádio Edelfrides Palhares da Costa “Miau”, na cidade de Benguela.
A ronda foi marcada pela primeira derrota do Petro de Luanda no campeonato, sábado à tarde, frente ao Recreativo da Caála, por 0-1, no Estádio Mártires da Canhala, na cidade do Huambo. O golo solitário foi apontado pelo médio ofensivo Deco, aos 50 minutos. Noutro desafio da jornada, o Interclube, líder da tabela classificativa com 25 pontos, manteve a manutenção da primeira posição ao golear o JGM do Huambo, "lanterna vermelha" do Girabola Zap, com três, por 5-0, no estádio 22 de Junho, no bairro Rocha Pinto. Kaporal e Mano Calesso bisaram no desafio, enquanto Paty apontou o outro golo da equipa da Polícia Nacional.
Na cidade do Dundo, o Sagrada Esperança e o Sporting de Cabinda empataram a um golo, enquanto Progresso Sambizanga e Académica do Lobito “acordaram” uma igualdade a uma bola no Estádio Municipal dos Coqueiros, na baixa de Luanda.
Na sua deslocação à cidade do Lubango, o Recreativo do Libolo impôs uma igualdade a uma bola diante do Desportivo da Huíla na sexta-feira à tarde, no Estádio do Ferroviário, para a abertura da 11ª jornada do Girabola Zap.

Tempo

Multimédia