Desporto

1º de Agosto vence Petro no destaque da jornada

Armindo Pereira

O 1º de Agosto derrotou ontem, no Pavilhão Princi-pal da Cidadela, o Petro de Luanda, por 90-86, no desafio de destaque da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Extremo Olímpio Cipriano (4) marcou apenas nove pontos
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro | porto

Com as equipas focadas em somar os dois pontos, coube ao Petro de Luanda começar por evidenciar esta intenção, imprimindo mais velocidade nas transições ofensivas e melhor a defender, comparativamente ao adversário. No quarto inicial, os tricolores  fixaram o resultado em 21-17.
O conjunto militar, orientado por Paulo Macedo, regressou para o segundo quarto com o objectivo de equilibrar o jogo.
De facto, os pupilos de Lazare Adingono não  conseguiram manter a consistência patenteada na etapa inicial, quer a defender quer a atacar. Fruto da melhor circulação de bola, o 1º de Agosto conseguiu explorar as lacunas do adversário e venceu o parcial, por 31-27. As duas equipas foram para o intervalo maior iguala-das a 48 pontos. O terceiro quarto terminou favorável aos militares (76-69 ), que repetiram a proeza no trecho decisivo e venceu a partida, por 90-86.
A vitória deu aos “militares” a liderança do campeonato, com 17 pontos.
  Nas outras partidas, o Vila superou, por 76-71, o Clube Kwanzas, numa partida em que o equilíbrio foi a tónica dominante, ao passo que a Marinha cilindrou o Helmarc, por 88-58.
Para a segunda jornada da segunda volta, hoje, às 16h00, no 28 de Fevereiro, o Helmarc Academia mede forças com o Clube Kwanzas. Para a mesma hora, estão agendados os encontros Desportivo da Marinha - Interclube e Universidade Lusíada - Petro de Luanda, a decorrerem no Victorinho Cunha e Anexo II da Cidadela, respectivamente.
No último jogo do dia, o 1º de Agosto desloca-se ao Multiusos do Kilamba, para defrontar o ASA.
 Os aviadores vão poder contar com a integração do extremo-poste Reggie Moore, ausente do último jogo.

Tempo

Multimédia