Desporto

Abílio Ribeiro vence torneio de veteranos

Eugénio Campos

Abílio Ribeiro chamou a si o triunfo, ontem,  no Torneio de Xadrez para Veteranos organizado pela estação radiofónica Luanda Antena Comercial (LAC), para celebrar o seu 25.º aniversário e homenagear Marcolino Meireles, antigo praticante e dirigente da modalidade já falecido.

Fotografia: Jornal dos Desportos | Edições Novembro

Ao receber o troféu das mãos de Marcos Meireles, filho do homenageado, Abílio Ribeiro, que totalizou 6 pontos em sete jornadas, sem pestanejar, ofereceu de imediato à família de Meireles, no caso, Lídia Meireles, esposa do malogrado, para que o conservasse em memória daquele que fez parte das Selecções Olímpicas angolanas de 1982 em Lucerna, Suíça, e de 1984, em Salónica, Grécia.
Ele era responsável pela publicação da Lista Elo Nacional e organizava o Grande Prémio Nocal nos anos  1980e 1990.
Francisco Flora, com 5,5 pontos, ocupou o segundo lugar e recebeu o troféu das mãos de  Maria Luísa Fançony, directora-geral da  estação emissoraLAC, enquanto Manuel Pedro, secretário-geral da Federação Angolana de Xadrez (FAX), com cinco pontos, terceiro classificado, teve o seu troféu entregue por Jorge Alberto, gerente do restaurante Artz, que foi o palco da competição.
O Mestre Internacional Armindo de Sousa, também com 5 pontos, ocupou a quarta posição, desfavorecido pelo sistema de desempate.
A taxa de inscrição de cinco mil kawanzas, bem como o patrocínio de duzentos e cinquenta mil kwanzas da Show Car, servem para a compra de material de xadrez para cerca de 180 jovens do internato da Missão Católica do Sendi, na província da  Huíla.

Tempo

Multimédia