Desporto

Advogado mostra confiança na recuperação dos pontos

Numa altura em que os clubes preparam a disputa da 25ª jornada do Girabola, amanhã, o advogado Egas Viegas, contratado pela direcção do 1º de Agosto para tratar do recurso aos castigos aplicados pelo Conselho Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF), mostra-se confiante na recuperação, antes do fecho da competição, dos três pontos retirados aos tri-campeões nacionais.

Avançado rubro e negro, Mabululu, à esquerda, tem sido o abono de família com 12 golos
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O jurista alega ilegalidades na decisão do órgão federativo, ao punir os militares do Rio Seco e o Desportivo da Huíla com a perda de pontos, por suspeita de viciação de resultado, no jogo que disputaram a 3 de Março, na cidade do Lubango, saldado no empate (3-3), depois de os donos da casa estarem a vencer (3-1), já no segundo tempo.
“Posso deixar tranquilos os adeptos e a direcção do 1º de Agosto. Falo aqui publicamente. É possível o 1º de Agosto recuperar e vamos recuperar os três pontos, no Conselho Jurisdicional ou nos tribunais judiciais. E muito antes do Girabola terminar. Falo com propriedade. Nunca o fiz e faço hoje. Longe de qualquer emoção, porque estamos a falar de acordo com o que está na lei. Mas se pensarmos na hipótese de avançar com uma providência cautelar, o 1º de Agosto pode pensar sim na suspensão de deliberação”, disse confiante Egas Viegas.
Os rubro e negros, líderes do Girabola com 51 pontos, contra 48 do Petro (menos uma partida), contestaram igualmente o castigo de quatro jogos, já cumprido, aplicado ao guarda-redes Tony Cabaça, por cuspir no rosto de um adversário, no desafio frente à Académica do Lobito. O advogado alegou, em defesa do atleta agostino, o facto do Conselho de Disciplina ter usado como suporte o relatório do comissário e as imagens televisivas, “procedimento contrário aos regulamentos vigentes na Federação”.
A 25ª ronda da competição reserva para amanhã os desafios Cuando Cubango FC - Sagrada Esperança, Recreativo da Caála - FC Bravos do Maquis, Sporting de Cabinda - 1º de Agosto, Saurimo FC - Kabuscorp do Palanca, Académica do Lobito - Santa Rita de Cássia, Recreativo do Libolo - Desportivo da Huíla, Petro de?Luanda - Interclube e Progresso - ASA.

 

Tempo

Multimédia