Desporto

Aldrovande Muango defende título regional

António Cristóvão

O atleta Aldrovande Muango, do 1º de Agosto, seguiu hoje para a cidade de Swakopmund, no litoral Oeste de Windhoek, onde amanhã começa a defesa do título de campeão de karaté dó da Região 5 da União Africana.

Atleta pretende repetir façanha
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

O karateca, que conquistou o título no ano passado na África do Sul, no estilo de kumité (combates) na categoria de 84 quilos, pretende repetir a proeza na 18ª edição do Campeonato Africano nas classes de infantis, juniores e seniores, em ambos os sexos.
Para Swakopmund, viajou também Fanilde Fernando, 27 anos, do dojo Okinawakan Galote, que vai se estrear na competição de estilo de kata (conjunto de movimentos de ataque e defesa), tal como Francelina Quiambata, Alexandria Quiambata, Eunice Baptista, Sófia Costa, Viaviane Afonso, Maria Bengui e Etelvina Capitão.
Naquela cidade está desde o pretérito sábado Nzary Rodrigues, 7 anos, para competir na prova de infantis (kata).
Na mesma delegação, seguiu também o presidente da Federação Angolana de Karaté Do (FAKD), Félix Ferreira, para participar amanhã no Congresso da Região 5 da União Africana, acompanhado pelo director técnico e árbitro continental, João da Silva. Além de angolanos e namibianos, participam no certame atletas da África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe.
Selecção Nacional
Fanilde Fernandes, 27 anos é a novidade na convocatória da Selecção Nacional de Karaté dó na classe seniores masculinos, divulgada ontem pelo organismo reitor da modalidade, tendo em vista a participação na XII edição do Campeonato Africano, de 23 de Agosto a 3 de Setembro, na cidade de Rabat, Marrocos.
De acordo com João da Silva, 6º DAN e director técnico da FAKD, o grupo concentra-se no dia 1 de Junho, às 9h30, no Complexo da Cidadela, em Luanda, para um encontro com os dirigentes, onde será apresentado o treinador aos atletas, para traçar os objectivos no evento.
Eis os karatecas convocados: Aldrovandi Muango, Eulálio Muango, Otília Cassessa, Pedro da Fonseca, Manuel Fengo, Áureo Mateus, Daniel Ngambala, Twissana Daniel, Nzuzi Mateus, Adilson Neto, Pinto Moyo, Lungala Ricardo, Domingos Carvalho, Núrio Soares, Pedro Francisco, Abel Mateus e Waldemar António.

Tempo

Multimédia