Desporto

Angola defronta Marrocos e Chade

Melo Clemente

Angola vai jogar com as similares de Marrocos e Chade, no Grupo C da fase preliminar da primeira edição do Afrocan, competição a disputar-se de 19 a 27 deste mês, em Bamako, capital do Mali, ditou o sorteio realizado sábado, na cidade da Praia, Cabo Verde.

Paulo Macedo e pupilos querem resgatar o título africano
Fotografia: DR

Doze (12) selecções, subdividas em quatro grupos de três formações cada, vão disputar a primeira edição do Afrocan.
Mali, país que acolhe a edição “experimental” do Afrocan figura no Grupo A, juntamente com a Costa do Marfim e Argélia. Nigéria, República Democrática do Congo e Quénia estão no B, ao passo que a Tunísia, actual campeã africana, foi sorteada no D, ao lado do Egipto e Guiné.
Os primeiros classificados de cada grupo passam directamente para os quartos-de-final, ao passo que os segundos e terceiros jogam em sistema cruzado para assegurarem presença nos quartos-de-final.
O segundo classificado do Grupo A medirá forças com o terceiro do B, o segundo do B joga com o terceiro do A, o segundo do Grupo C defronta o terceiro do D, ao passo que o segundo do D vai medir forças com o terceiro do C.
Os vencedores apuram-se para os quartos-de-final. Inicialmente, o Afrocan era uma competição que estava reservada apenas para atletas que militam nos campeonatos locais. As selecções poderão inscrever dois atletas que militam na diáspora, de acordo com a última resolução da Fiba-África.

Tempo

Multimédia