Desporto

Angola estreia amanhã no Africano das Nações

Armindo Pereira

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina (B) começa a disputar, a partir de amanhã, a primeira edição do Campeonato Africano das Nações (Afrocan), prova a decorrer até 27 do corrente, em Bamako, capital do Mali. O combinado angolano está inserido no Grupo C, com as similares do Chade e Marrocos, adversários da fase preliminar.

Reunião técnica para emparceiramento das jornadas está marcada para hoje em Bamako
Fotografia: Vigas da Purificação| Edições Novembro

Durante as três semanas de preparação em Luanda, o “cinco nacional” realizou dois jogos de controlo com o Interclube. O teste derradeiro aconteceu terça-feira, no Pavilhão Victorino Cunha. Os comandados do seleccionador nacional, Paulo Macedo perderam, por 62-63. A competição é reservada maioritariamente para atletas que jogam nos campeonatos internos, podendo ser convocados, conforme resolução saída da última reunião do bureau da FIBA-África, dois jogadores vindos do estrangeiro.
Em declarações à imprensa, o técnico Paulo Macedo assumiu o desejo de terminar a primeira fase na liderança de forma a garantir o apuramento directo à etapa seguinte.
“Seria bom nos classificarmos na liderança para ficarmos a espera do próximo adversário, porque o segundo e o terceiro de cada série, disputam uma vaga para a outra etapa”, analisou. />Foram convocados para a operação Bamako: Hermenegildo “Gildo” Santos, Childe Dundão, Carlos Cabral “Ketson” (bases), os extremos Jonatão Ndjungu, Alexandre Jungo, Ngombo Rogério, Jucelino Ricardo, Fidel Cabita e Glofate Buiamba, e os postes Jilson Bango e Mutau Fonseca.
O segundo classificado do Grupo A medirá forças com o terceiro do B. O segundo da série B joga com o terceiro do A. O segundo do C defronta o terceiro do D. O segundo do Grupo D testa aptidões frente ao terceiro do C.
No Grupo A, onde figura o Mali, país anfitrião, encontra-se igualmente a Argélia e Costa do Marfim. Nigéria RDC e Quénia (Grupo B), Tunísia, Egipto e Guiné Conacri integram o Grupo D.
A reunião técnica para o emparceiramento das jornadas acontece hoje, já no palco da competição, em horário ainda não tornado público.

Tempo

Multimédia