Desporto

Angola vence Marrocos e segue para os quartos-de-final do Afrocan

Armindo Pereira

A Selecção Nacional sénior masculina (B) de basquetebol carimbou a passagem para os quartos-de-final do Afrocan, ao derrotar ontem a similar de Marrocos, por 68-58, no Palácio dos Desportos de Salamatou Maiga, em Bamako, Mali, para a terceira e última jornada do Grupo C, fase preliminar.

Fotografia: DR

O triunfo do “cinco” nacional às ordens do seleccionador nacional, Aníbal Moreira, voltou a contar com a inspiração do base Childe Dundão, que se destacou como o melhor cestinha da partida com 18 pontos, repetindo a proeza do dia anterior , onde atingiu a cifra de 17 cestos convertidos frente ao Chade.
O facto de a equipa magrebina fazer-se presente com o seu combinado principal parece ter inibido os pupilos de Aníbal Moreira nos primeiros instantes, face à apatia ofensiva, e perdia, por 14-6. O desconto solicitado pelo treinador angolano ficou traduzido no placar (14-12) e o resultado de 16-14, ao fim do primeiro quarto favorável a Marrocos.
Para contrapor a defesa à zona, a Selecção Nacional passou a circular a bola até encontrar um jogador em condições de fazer o lançamento, livre de marcação, e passou a assumir as despesas do encontro, vencendo por 23-12 o segundo período no parcial, traduzido em 37-29, no intervalo.
No regresso dos balneários, o “cinco” nacional voltou a superiorizar-se em todos os aspectos frente à experiente selecção magrebina. Os pupilos do técnico Said El Bouzidi foram incapazes de jogar de igual para igual com a Selecção Nacional de Esperanças. Angola converteu 19 pontos e sofreu menos dez.
No quarto derradeiro, Marrocos procurou criar dificuldades de todas as formas. Aníbal Moreira pediu calma e gestão da posse de bola, para garantir a segunda vitória, por 68-58.

Tempo

Multimédia