Desporto

Angola falha Mundial de pesca ancorada

Por dificuldades financeiras, a Selecção Nacional falha a participação no campeonato mundial de pesca ancorada, a decorrer entre 29 deste mês a seis de Outubro próximo, em França, informou à Angop o vice-presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva, Rogério Matos.

De acordo com o responsável, que reagia a propósito da desistência do combinado nacional, a federação tinha de efectivar a inscrição no mês de Junho, mas venceu o prazo por carência de um valor financeiro estimado entre 45 e 50 mil euros, para cabimentação de todos os emolumentos, incluindo bilhetes de passagem e a estadia na cidade francesa de Frontignan.
Seria a terceira participação nacional neste evento. Na última presença, em 2013, igualmente em França, Angola ficou na penúltima posição, num universo de 11 países.
A pesca ancorada é uma especialidade executada em alto mar, onde o peixe é “fisgado” com o barco em movimento, mas os concorrentes são obrigados a parar a embarcação caso o peixe ferre o anzol e a isca.
Este problema financeiro, de acordo a fonte, pode perigar a presença no mundial de pesca ao corrico de alto mar, denominado Big Game, agendado para Fevereiro do próximo ano, na África do Sul, prova em que o país é o detentor do troféu.


Tempo

Multimédia