Desporto

Angola inicia defesa do titulo com goleada

Teresa Luís

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol começou ontem a defesa do título continental, com uma vitória expressiva, 39-17, frente à similar da Guiné-Equatorial, em jogo pontuável para a primeira jornada do Grupo B, do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se disputa no Pavilhão Nicolau Oba, em Brazzaville.

Por imperativo de calendário a equipa folga hoje e volta a jogar amanhã frente ao Marrocos
Fotografia: DR

Claramente superiores, as Pérolas não precisaram de  se empenhar a fundo para chamarem a si o triunfo, diante de uma adversária que está a dar os primeiros passos na alta roda da modalidade. Capitaneadas pela central Isabel Guialo "Belinha", Angola esteve bem em todos os sectores do jogo e passeou classe, com jogadas espectaculares. Albertina Kassoma, Isabel Guialo e Aznaide Carlos, por diversas vezes foram aplaudidas de pé.
Jogados que estavam 30 minutos, as comandadas de Morten Soubak já venciam por 24-7.  Com a defesa 5-1, as detentoras do ceptro fizeram muitas jogadas de contra-ataque, ante a serenidade das pupilas de Clement Petit.
Na segunda parte, o "sete" nacional cometeu alguns erros técnicos, mas nada que colocasse em causa o resultado, enquanto as guineenses pareciam reagir e marcaram dez golos contra os sete da primeira parte. Com cinco golos marcados e várias assistências, a pivô Albertina Kassoma foi eleita melhor jogadora em campo. A ponta Janeth Santos foi a unidade mais produtiva com mais um golo.
No Grupo A, o Senegal derrotou a congénere dos Camarões, por 23-18, com o parcial de 11-8 ao intervalo. Na outra partida da mesma série a Argélia precisou de suar as estopinhas para vencer por 27-25 a Costa do Marfim.

Tempo

Multimédia