A Selecção Nacional de Andebol sénior feminina defronta hoje às 18h30 a Holanda (esperanças), na projecção do torneio pré-olímpico, que Luanda acolhe de 18 a 22 do corrente, qualificativo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O jogo entre angolanas e holandesas é o segundo de três partidas agendadas para a fase derradeira de preparação do “sete” nacional. Ontem, as pupilas de João Florêncio jogaram com a formação do Sercodak Dalfsen da primeira divisão, onze vezes campeã. Amanhã o combinado nacional viaja para a Alemanha, onde defronta às 18h30, o VFL de Oldenburg da Bundesliga alemã, para o encerramento do estágio. Com a disputa dos jogos, a selecção almeja ganhar maior rodagem competitiva, tendo em conta os objectivos. Isabel Guialo, Liliana Venâncio e Juliana Machado, internacionais a serviço do Guardez de Espanha, já integraram o grupo de trabalho. O combinado nacional estreia no pré-olímpico frente ao Senegal no dia 19, desafio marcado para as 19h00, no pavilhão principal da Cidadela. A partida é antecedida pela cerimónia de abertura, marcada para as 16h00. A Tunísia (campeã africana)
defronta às 17h00, a similar do Congo Democrático. Na segunda jornada, a selecção de Angola mede forças com o Congo Democrático, às 19h00, e a Tunísia joga com o Senegal, às 17h00. A terceira e última ronda, opõe as selecções de Angola e da Tunísia, desafio marcado para as 19h00, numa reedição da primeira meia-final do último africano, disputado na Argélia em 2014. No outro jogo da jornada,o Senegal defronta o Congo Democrático. Integram a selecção as seguintes jogadoras: Maria Pedro, Teresa Almeida e Ivete Simão (guarda-redes), Elizabeth Cailo, Marta dos Santos, Matilde André e Juliana Machado (pontas) Ríssia Oliveira e Liliana Venâncio (pivôs), Delfina Mugongo, Luísa Kiala, Natália Bernardo, Rossana Quitongo e Isabel Guialo (meia- distâncias central), Azenaide Carlos, Lisandra Salvador, Lurdes Monteiro e Wuta Dombaxi(meia-distâncias laterais).