Desporto

Angolanas carimbam passe para o Mundial

Armindo Pereira |

A Selecção Nacional feminina de basquetebol de Sub’16 qualificou-se ontem para a final do Campeonato Africano das Nações da categoria, após vencer a similar do Egipto, por 59-42,  na cidade Moçambicana da Beira, garantindo a presença no Mundial de Sub’17, a ter lugar em Minsk, Bielorrússia, o próximo ano.

Equipa orientada por Elisa Pires surpreendeu a adversária
Fotografia: Angop |

Com o triunfo, Angola redimiu-se da derrota sofrida na fase regular, por 43-56. Ao intervalo, as comandadas pela treinadora Elisa Pires venciam por 36-17, vantagem que foi fundamental para gerir a partida até aos últimos segundos.
Angola defronta hoje o Mali, adversário diante do qual perdeu na fase de grupo, por 43-60. Ainda ontem, na segunda meia-final, as malianas despacharam as anfitriãs, por 63-39. Antes da final, Moçambique e Egipto disputam as classificativas para o terceiro lugar.  
Na véspera da partida, Elisa Pires analisou as estatísticas do encontro anterior, como revelou na projecção da meia-final, e conseguiu levar a melhor, depois de quatro derrotas consecutivas diante do Egipto na categoria, em Campeonatos Africanos.
Cácia António foi a Jogadora Mais Valiosa (MVP), ao converter 12 pontos, três ressaltos, igual números de assistências e oito recuperações de bola. Salma Heshameldin, com 10 pontos, esteve em evidência na selecção egípcia.    
O Mali, detentor do título,  é o único invicto na competição, e alcançou a vitória mais expressiva frente ao Zimbabwe, por 112-22. As angolanas foram suplantadas por  43-60, na fase regular.                       

Tempo

Multimédia