Desporto

Árbitros actualizam técnicas de andebol

Teresa Luís

Actualização de conhecimentos e técnicas é o objectivo da acção formativa dirigida aos árbitros, a decorrer de 21 a 24 do corrente no auditório da Federação Angolana de Andebol (Faand), inserida na disputa da 40ª edição dos Campeonatos Nacionais da mo-dalidade, agendados para 25 deste a 4 de Agosto, no Pavilhão Principal da Cidadela.

Substituições, jogadores lesionados, conduta antidesportiva, lançamento de baliza, sanções disciplinares, secretário, cronometristas e delegados de jogo  são os temas que vão ser abordados no seminário.
Em declarações ao Jornal de Angola, Simão Filho, presidente da Associação Provincial de Luanda (APAL), parceira da Faand na realização da prova, garantiu estarem criadas as condições e aguardam a reconfirmação de algumas equipas.
 “Caso haja alguma desistência vamos refazer o calendário. As equipas de Bengue-
la já têm o local de hospeda-gem. Vamos cuidar do alojamento da formação do Huambo”, disse.
Simão Filho explicou ainda que as entradas para o pavilhão serão grátis, salvo opinião contrária do órgão reitor do andebol. Dezassete formações disputam o título, sendo dez femininas (divididas em dois grupos) e sete masculinas.
O 1º de Agosto, ASA, Electro do Lobito, Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Escolinha do São João do Huambo figuram na série A, ao passo que Petro de Luanda, Desportivo da Marinha, Progresso Sambizanga, Crisgunza e Epal (estreantes) integram a B.
Organizações Joyce, 1.º de Agosto, Desportivo da Marinha, Exército, Escolinha de São João do Huambo (novato), Petro de Luanda e Interclube são os conjuntos masculinos. Na edição passada, as militares conquistaram o sexto troféu, ao derrotar (23-18) as petrolíferas, enquanto os rubro e negros ganharam o 25º, após triunfo (16-11) diante dos polícias.

Tempo

Multimédia