Desporto

Árbitros angolanos eleitos para a prova

António Cristóvão

O árbitro Hélder Martins e o juiz assistente Jerson Emiliano dos Santos foram eleitos, pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para apitarem na fase final da quinta edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), a disputar-se de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro, em Marrocos.


Para a competição reservada aos atletas que jogam nas provas dos respectivos países, Hélder Martins e Jerson Emiliano dos Santos seguem no próximo dia 7 de Janeiro, para a cidade de Casablanca.  
Hélder Martins regressou na quarta-feira da cidade portuguesa de Leiria, onde cumpriu um plano de preparação no Centro Desportivo Juvelis, depois de ter realizado uma acção de formação em Lisboa.  
Hélder Martins integrou, de 27 de Novembro a 1 deste mês, na capital egípcia, Cairo, um grupo de 44 árbitros e juízes assistentes seleccionados pela CAF, para a realização  dos habituais testes físicos e teóricos.
No curso de sete dias, os juízes discutiram e analisaram tópicos sobre técnica e táctica de jogo, revisão de videoclipes e sessões práticas com jogadores, que foram  realizadas no Centro Técnico da Associação Egípcia de Futebol.
Hélder Martins e Jerson Emiliano juntam-se aos juízes malianos Mahamadou Keita e Moriba Diakité. As Águias do Mali falharam o apuramento para a fase final da competição africana.
Os Palancas Negras, que vão competir pela terceira vez na fase final do CHAN, estão no Grupo D, ao lado do Burkina Faso, Leões Indomáveis dos Camarões e Diabos Vermelhos do Congo. 
A fase final do CHAN'2018 vai ser disputada pelos Elefantes da Costa do Marfim, Elefantes da Guiné Conacri, Chipolopolo da Zâmbia, Esquilos do Uganda, Super Águias da Nigéria, Les Mourabitones da Mauritânia, Bravos Guerreiros da Namíbia, Diabos Vermelhos do Congo, Falcões do Deserto do Sudão, Vespas do Ruanda, Cavalheiros do Mediterrâneo da Líbia e Leões do Atlas (anfitriões).

Tempo

Multimédia