Desporto

Argélia pondera amistoso com Angola

João Carmo

Mais jogos que envolvem selecções africanas estão marcados. A Argélia, campeã africana, pondera jogar com Angola e com os Camarões, segundo o site "afrik-foot", que revela como fonte uma notícia do jornal "La Gazette du Fennec".

Selecções intensificam preparação para os próximos compromissos nas competições africanas com partidas particulares
Fotografia: Edições Novembro

O primeiro adversário dos "Fennecs" pode ser os Palancas Negras, numa partida que pode acontecer a 9 de Outubro, em Portugal, país onde, de 5 a 13, a selecção angolana vai realizar um estágio, tendo já agendados encontros as congéneres de Moçambique e da Guiné Bissau. Em seguida, os pupilos de Djamel Belmadi devem rumar à Holanda, para defrontarem a congénere dos Camarões. 

O desafio entre os dois últimos vencedores do CAN deve acontecer nos dias 12 ou 13. Recorde-se que os Leões Indomáveis já têm acordado um amigável com o Japão, para o dia 9, em Utrecht (Holanda). O Madagáscar também escolheu Portugal para jogar com o Burkina Faso, segundo anúncio da federação malgaxe, a 10 de Outubro, na capital Lisboa.

À frente do Grupo K (6 pontos) de apuramento ao CAN-2022, os malgaxes preparam-se para o duplo encontro com a Costa do Marfim, em Novembro. Por seu turno, o Burkina Faso, co-líder do Grupo B (com os mesmos 4 pontos que o Uganda), prepara os desafios com o Malawi. As Águias do Mali optaram por realizar um estágio na Turquia, à luz do regresso à competição, onde pretendem realizar um desafio com o Ghana e outro com o Irão, respectivamente nos dias 9 e 13.

Os amistosos servem de preparação para os dois encontros com a Namíbia, em Novembro, também da fase de grupos para o próximo CAN.  Outra que também arregaçou as mangas é a selecção do Togo. O técnico Claude Le Roy chamou 25 jogadores para o estágio no período entre 5 e 13 do próximo mês, na Tunísia, no qual pretende fazer dois amigáveis, um com o Sudão e outro com um adversário a ser indicado, podendo ser a República Centro-Africana ou Líbia.

Já a Nigéria optou por preparar-se na Áustria, onde vai jogar com a Costa do Marfim, a 9 de Outubro, e quatro dias depois com a Tunísia. Com isso em mente, o técnico das Super Eagles, Gernot Rohr, revelou nos últimos dias a lista de 25 jogadores para a empreitada. A Costa do Marfim também já tem jogos em agenda. Segundo a imprensa daquele país, os possíveis adversários são a Nigéria e o Japão. A Federação Japonesa de Futebol confirmou o encontro com os marfinenses para 13 de Outubro, em Utrecht, na Holanda.

Tempo

Multimédia